O mandato na presidência da Câmara de Franca é inicialmente de um ano, com possibilidade de reeleição
A disputa pela presidência da Câmara Municipal de Franca movimenta os bastidores do Legislativo.
O atual presidente, Daniel Bassi, anunciou que não concorrerá à reeleição e que cumprirá com acordos fechados anteriormente e apoiará Marcelo Tidy.
“Fizemos bastante neste ano, implantamos serviços diretos para a população, como o Sebrae Aqui e a Delegacia Eletrônica, modernizamos a gestão, fizemos parcerias relevantes para o Legislativo e priorizamos a transparência. Acredito que cumprimos com o nosso papel”,disse Bassi.
Disputa
Além de Tidy, outro nome já confirmado na disputa é o do vereador Fransergio Garcia. Ambos têm buscado apoio entre os colegas, e a disputa vem sendo marcada por intensa articulação política e por uma corrida voto a voto para definir quem comandará o Legislativo francano em 2026.
O mandato na presidência da Câmara é de um ano, com possibilidade de reeleição, o que torna a escolha estratégica para os grupos que buscam maior influência nas decisões internas, além de ter influência direta no relacionamento com o Executivo.
Clima tenso
Nos bastidores, a rivalidade entre os dois principais pretendentes tem preocupado parte dos vereadores.
Diante do clima de acirramento, há quem defenda a construção de uma terceira via como alternativa para evitar que a disputa política comprometa o andamento dos trabalhos legislativos no próximo ano.
Embora a discrição dos bastidores não revele quem seria essa terceira via, vários nomes que vereadores mais experientes da Câmara, como Claudinei da Rocha, Donizete da Farmácia e Carlinho Petrópolis, estão sendo ventilados nos bastidores.