Óleo ou azeite? Saiba qual desses alimentos é mais saudável na preparação da comida

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 23 de abril de 2024 às 18:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

É preciso notar as características de cada um e o uso em alimentos quentes e frios

É preciso notar as características de cada um e o uso em alimentos quentes e frios

A informação é uma excelente aliada para ter uma alimentação saudável, principalmente quando é sobre alimentos que consumimos diariamente.

Falando nisso, uma dúvida bastante comum entre as pessoas é sobre a diferença entre óleo e azeite, dois produtos bastante presentes no cardápio do brasileiro.

Muitos acreditam que o melhor é consumir o azeite de todas as formas, aquecido, frio, nas saladas e preparo de carnes. No entanto, será que essa escolha é a melhor para a saúde?

Bom, separamos alguns dados relevantes para ajudar nessa decisão. Aqui você vai saber a diferença entre os dois e as características desses ingredientes, bem como seus benefícios quando bem utilizados.

São iguais?

Afinal, qual é a diferença entre o óleo e azeite?

Tudo que envolve alimentação e saúde gera muitas discussões. Assim é com o ovo, a manteiga, a margarina e, dessa forma, não é diferente também com o óleo e o azeite.

Quando o assunto é sobre gordura, as dúvidas são ainda maiores, pois todos sabem que o consumo constante de gorduras prejudiciais (trans e saturadas) traz consequências graves como as doenças cardiovasculares.

Mas isso não significa que toda gordura seja prejudicial. Na verdade, 30% da nossa dieta é composta por gorduras essenciais. Antes de falarmos sobre elas, entenda do que é composto o azeite e o óleo, assim como a diferença entre os dois.

Tipos de óleo para cozinhar

Óleo de coco

O óleo de coco pode ser um ótimo aliado não só para dar mais sabor aos alimentos como também deixá-los mais saudáveis. Uma excelente vantagem que ele oferece é ser resistente às altas temperaturas e assim não perde as boas propriedades e todos os benefícios das boas gorduras que consegue oferecer.

Óleo de soja

Bastante comum na mesa dos brasileiros, o óleo de soja vem sendo considerado um dos grandes vilões da alimentação, mas essa não é a forma correta de pensar. Qualquer óleo, inclusive o de coco, se consumo em excesso causará problemas de saúde. Assim, na hora de usar o óleo de soja, devemos pensar em equilíbrio.

Por ter um valor mais acessível, as pessoas costumam colocar mais óleo na comida e é justamente essa prática que precisa ser moderada. Afinal de contas, além do excelente valor nas prateleiras do supermercado, a soja oferece diversos benefícios.

Óleo de canola

Na busca por um óleo enriquecido com ômega 3, encontraram em uma planta chamada Colza. Porém, ela contém uma substância tóxica, que foi eliminada e assim nasceu o óleo de canola. Rico em ômega 3, essa gordura tem o poder de proteger o coração de diversos problemas.

Óleo de milho

Um outro tipo de óleo bastante comum na mesa dos brasileiros é o óleo de milho. Ele é rico em vitamina E, uma substância antioxidante, ou seja, ajuda na prevenção de diversas doenças, inclusive o câncer. Aliás, de acordo com uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, o óleo de milho foi mais eficiente quando comparado ao azeite nesse quesito.

Tipos de azeite

Extravirgem

É a melhor opção, pois é o primeiro óleo que sai das azeitonas ainda frescas, espremidas de maneira suave e possui 1% de acidez no máximo. É perfeito para temperar saladas e rico em antioxidantes.

Virgem

Após o extravirgem ser extraído, a prensagem continua e em seguida vem o óleo chamado virgem. É um tipo de óleo mais adocicado e com um sabor mais suave com acidez que varia de 1% a 2%.

Refinado

É um tipo de azeite virgem, porém, que não passou pelo controle de qualidade. Por isso, é necessário passar por um processo de refinamento que é feito para eliminar os “defeitos” como o fato de ter acidez maior que 2%.

Esse tipo de azeite costuma ter o menor preço de mercado e não pode ser levado ao fogo pois, ao aquecê-lo, torna-se uma gordura saturada que é prejudicial à sua saúde.

Puro

Apesar do nome, esse azeite é uma mistura entre o azeite refinado e o extravirgem. Possui um sabor mais neutro e é ótimo para ir ao fogo por causa do sabor, mas em termos de saúde não é indicado. O nome “puro” já não é mais utilizado justamente para não confundir o consumidor.

Como inserir corretamente as duas gorduras no seu cardápio?

Agora que você já viu que os dois ingredientes são saudáveis e devem fazer parte da sua alimentação, ainda que de forma moderada, é importante saber como utilizá-los da melhor maneira.

A recomendação é que o azeite seja utilizado em alimentos após o preparo, em receitas de saladas ou em molhos que não sejam aquecidos, e o óleo para preparar comidas quentes.

Sabe por quê? Porque não há vantagem em aquecer o azeite, pois suas propriedades nutricionais têm menos resistência ao calor. Já o óleo de cozinha conserva seus nutrientes em temperaturas mais altas.

Isso não quer dizer que seja proibido usar o azeite para cozinhar de vez em quando para dar aquele saborzinho a mais, apenas não é vantajoso para a sua saúde.

Além disso, mesmo o óleo suportando temperaturas mais altas, ele também perde as propriedades se utilizado mais de uma vez nas frituras, além de ganhar maior concentração de gordura saturada, que é prejudicial. É por isso que frituras devem ser consumidas com muita moderação!


+ Bem-estar