Ações de varejistas e e-commerce tombam com prévia da inflação acima do esperado

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 28 de outubro de 2021 às 14:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Olhando para o consumo do varejo, isso não é bom, porque se a inflação está alta, o mecanismo para conter o avanço é aumentando a taxa Selic

As ações das varejistas sentiram o impacto da prévia da inflação acima do esperado. Os papéis da Via caíram 6,06% no pregão, seguido das Lojas Americanas, que registrou queda de 6,03%.  Magazine Luiza, 2,92%.

Os dados divulgados na terça-feira (26) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que o IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15) acelerou de 1,14% em setembro para 1,20% em outubro, enquanto o mercado esperava algo em torno de 0,97%.

“Olhando para o consumo do varejo, isso não é bom. Se a inflação está muito alta, o mecanismo para conter o avanço é aumentando a taxa Selic. Quanto mais alta a taxa, menor a atividade econômica”, afirma Vitor Souza, economista da Valor Investimentos.

Na mesma data o Ibovespa fechou com queda de 2,11%, aos 106.419 pontos, refletindo os dados da inflação mais altos do que o esperado, a desaceleração na criação de empregos formais e o aumento do risco fiscal.

“Lá fora os mercados batem máximas atrás de máximas e, aqui, estamos indo na contramão. O principal motivo é o risco fiscal, com o governo tentando mudar a metodologia do teto de gastos e a forma de pagamento dos precatórios”, afirma Souza.


+ Economia