CDL de Franca dá exemplo de ajuda no Hemocentro. Verifique como doar sangue!

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 11 de fevereiro de 2021 às 12:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Lojista sangue bom é uma campanha que acontece todos os anos e propõe motivar doações

Maurício, Selma Badoco, Tamires e Marcilene do CDL Franca – da CDL Franca na Campanha Lojista Sangue Bom

A manhã desta quarta-feira foi de ação de ajuda ao semelhante no núcleo do Hemocentro de Franca.

Isso porque, a equipe da CDL Franca, se reuniu para promover doação de sangue na instituição.

O presidente da entidade, lojista Maurício Pereira Ramos, explicou que é uma medeida humana e solidária.

“Convidamos os lojistas e diretores da entidade para esse momento. Entendemos que devemos colaborar com os hospitais e o Hemocentro, uma vez que os estoques estão em baixa. Fizemos a nossa parte e é importante que outros segmentos tenham o mesmo fundamento”, comentou.

Maurício, que é doador antigo na unidade do Hemocentro de Franca, explicou que determinadas pessoas têm um diferencial no sangue, uma vez que é possível ajudar até 4 pessoas.

E em caso de doação permanente é possível salvar cerca de 12 vidas a cada ano. É muito provável que a sensação de dever cumprido faria ainda mais parte da sua rotina.

Marcilena Cada doação de sangue pode ajudar até quatro vidas. Ou seja, se você doar a cada três meses, pode ajudar a manter vivas até doze pessoas, além, é claro, da gratidão de suas famílias.

A atendente da CDL, Marcilene Malta, ressaltou que o sangue é insubstituível e sem ele é impossível viver. O sangue doado é utilizado em diversas situações: para pessoas com doenças hematológicas variadas, câncer, pessoas que se submetem a cirurgias eletivas de grande porte e para emergências.

DICAS

1. Porque é tão importante doar sangue regularmente?

Não há um substituto para o sangue, a doação é a responsável por garantir a reserva de sangue que será utilizada para fins diversos. Pessoas com doenças crônicas, tais como a talassemia e a doença falciforme, pessoas com vários tipos de câncer, assim como aquelas que se submetem a transplantes e cirurgias de grande porte ou se acidentam necessitam de transfusão de sangue. O sangue doado pode ir para pessoas em qualquer uma destas situações.

2. Qual a maior motivação para doação de sangue?

O brasileiro sempre se mobiliza para a doação de sangue quando é necessário. Entretanto, em geral, a mobilização acontece quando ele conhece uma pessoa que precisa de sangue. O Ministério da Saúde vem investindo para que essas doações aconteçam de forma espontânea, habitual e regular, independente das características individuais e de o doador conhecer ou não a pessoa que precisa de sangue, só desta forma os bancos de sangue conseguirão manter os estoques adequados de todos os componentes todos os dias.

3. Quais são os critérios para doação?

– Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal);
– Pesar no mínimo 50 kg;
– Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas;
– Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
– Apresentar documento de identificação com fotografia, emitido por órgão oficial. (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe).

Selma Badoco, gerente da CDL, afirmou que o objetivo das doações é criar engajamento entre a diretoria da CDL Franca e lojistas para motivar outras pessoas a doarem.

“A doação é de extrema importância para a manutenção dos estoques dos bancos de sangue. Essa ação da CDL acontece num dos períodos em que o banco de sangue sangue têm maior demanda por doações”.

“Durante o carnaval as reservas caem muito. As pessoas vão para as festas e deixam de doar sangue. Nessa época, elas também ingerem mais bebidas alcoólicas, impedindo-as de doarem durante um determinado período”, acrescenta.


+ Cotidiano