Clima instável: em Franca, dia vira noite e deixa às escuras bairros da zona sul

  • Marcia Souza
  • Publicado em 28 de julho de 2025 às 15:00
  • Modificado em 28 de julho de 2025 às 20:08
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

As nuvens seguiram seu caminho, cobrindo bairros inteiros e escondendo completamente o sol

Uma nuvem de poeira acinzentada e densa cobriu o céu de Franca na tarde desta segunda-feira, surpreendendo e assustando moradores de diferentes bairros, principalmente na zona sul, no entorno da Unifran, Jardim Aeroporto e Morada do Verde.

O fenômeno teve início por volta das 13h, vindo do sentido Batatais, e após passar pela zona sul rapidamente se espalhou por toda a cidade, trazendo também ventos fortes e uma garoa firme.

Os condomínios ao lado da Unifran foram os primeiros a sentir o impacto. A região foi rapidamente coberta pelas nuvens densas e em poucos minutos o dia parecia noite em grande parte de Franca.

As nuvens seguiram seu caminho, cobrindo bairros inteiros e escondendo completamente o sol, fazendo com que os francanos voltassem a sentir a alegria de receber chuva.

Depois, o sol voltou a brilhar, mas não deve ficar assim o dia todo, até por conta da nebulosidade registrada em Franca. Segundo previsão da Defesa Civil e do site Climatempo, deve esfriar em todo o Estado de São Paulo e estão previstas garoas finas.

É normal?

Esse tipo de fenômeno, de nuvens, com poeira e chuva ao mesmo tempo, é típico em períodos de clima seco e prolongada ausência de chuvas — características comuns do inverno no interior paulista.

O solo exposto em áreas de obras, terrenos baldios e plantações em descanso facilita que a poeira se desprenda e seja carregada pelos ventos da frente fria, assim como as nuvens de chuva.

Ventos fortes

Além disso, os ventos fortes que acompanharam o fenômeno representam perigo, com registros de placas, galhos e objetos soltos sendo arrastados pelas ruas.

A Defesa Civil de Franca orienta que a população evite áreas abertas durante as rajadas mais intensas e redobre a atenção no trânsito, especialmente em regiões com visibilidade prejudicada pelo clima.


+ Clima