Médicos discutem consumo moderado de vinho e as doenças cardiovasculares

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 24 de junho de 2019 às 09:32
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:37
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Pesquisas buscam medir qual a dosagem diária ideal de vinho para fazer bem para a saúde

Não há qualquer dúvida de que a ingestão não moderada de toda bebida alcoólica é nociva à saúde e se constitui em uma das causas de doenças cardiovasculares. 

Porém, numerosos estudos, desde meados do século passado, apontam evidências de que o consumo moderado de vinho reduz os riscos cardíacos. 

Mas, o que é consumo moderado?

A pergunta foi respondida no 40º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), no Transamérica Expo Center, em palestra da nutricionista Rosana Raele.

“Consumo moderado de vinho, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é uma dose diária para mulheres e duas doses para homens”. Uma dose significa 90 ml de vinho tinto ou 125ml de vinho branco.

A nutricionista explicou por que o vinho, assim como o suco de uva, é apontado como benéfico: possui substâncias que inibem a oxidação do colesterol ruim (LDL – Lipoproteína de Baixa Densidade) e diminuem a agregação plaquetária no sangue, contribuindo para melhorar a função vascular.

A palestra sobre a relação do vinho e a saúde cardiovascular foi coordenada por Juliana Tieko Kato, diretora científica do Departamento de Nutrição da Socesp. 

O 40º Congresso da entidade, aberto quinta-feira, dia 20, terminou no sábado, 22 de junho. 

O evento tem a presença de oito mil pessoas de todo o Brasil.

Sobre a SOCESP

A Socesp – Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1976. 

Regional da Sociedade Brasileira de Cardiologia e Departamento de Cardiologia da Associação Paulista de Medicina., conta com cerca de 8 mil sócios. 

Os principais objetivos da Socesp são contribuir para a atualização dos cardiologistas do estado e difundir o conhecimento científico gerado pela própria Socesp aos profissionais da saúde que atuam na Cardiologia e para a população.


+ Saúde