“Vizinhança Solidária” tem chegado aos bairros em busca de mais segurança

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 17 de novembro de 2017 às 06:01
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:26
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Com o uso do WhatsApp, moradores interagem a ajudam a Polícia Militar nas ações preventivas

Com o foco em unir os moradores dos bairros no quesito prevenção à criminalidade, o “Vizinhança Solidária” tem se espalhado por diversos bairros de Franca. A ação é simples e consiste na criação de um grupo pelo aplicativo WhatsApp, composto por moradores de uma determinada região, membros dos Consegs (Conselhos de Segurança), comerciantes e policiais militares para evitar a ação de marginais.

A troca de informações é rápida. Uma vez integradas, as pessoas trocam informações acerca de acontecimentos que possam significar riscos à segurança do bairro. 

Muitas vezes, os vizinhos veem um carro com pessoas estranhas à vizinhança rondando ou alguém sondando uma residência ou estabelecimento comercial e chamam a atenção dos demais. A Polícia Militar entra em ação e previne os delitos.

Muitos bairros ainda dão os primeiros passos, caso por exemplo do City Petrópolis, mas em outros, que antes tinham altos índices de crimes como furtos a residências, a ação já tem bons resultados, casos de Samel Park, Nova Franca e Jardim Moema, onde os índices de delitos despencaram com o uso do “Vizinhança Solidária”.

Para saber mais a respeito, os francanos devem acionar os membros do Conseg de sua região e buscar informações. Oficiais da Polícia Militar também têm participado da implantação dos grupos e inclusive participado dos mesmos.


+ Cotidiano