Função exaustor é pouco conhecida, mas ajuda a uniformizar a temperatura do ambiente e pode até servir para aquecer a casa no inverno
Quem não sabe o que o exaustor do ventilador de teto faz pode não estar aproveitando todo o potencial do aparelho (Foto Freepik)
Quem nunca olhou para o controle do ventilador de teto e ficou em dúvida sobre o que significam os modos “ventilação” e “exaustão”? Essas funções estão em quase todos os modelos, mas ainda geram confusão – em especial a exaustão.
Quem não sabe o que o exaustor do ventilador de teto faz pode não estar aproveitando todo o potencial do aparelho, que, além de refrescar, ajuda a circular o ar e pode até servir para aquecer levemente o ambiente.
Ventilador e exaustor: qual é a diferença?
Para entender como cada um dos modos funciona, primeiro é importante pensar em como blocos de ar de temperaturas diferentes se comportam em um ambiente fechado.
“O ar quente é mais leve e, por isso, se concentra na região superior do ambiente. Já o ar frio é mais denso e se aloja próximo ao chão”, informa, em nota, a Spirit, fabricante de ventiladores de teto.
“Na posição ‘ventilação’, as pás do ventilador de teto giram em sentido horário e jogam o vento para baixo. Na posição ‘exaustão’, as pás giram em sentido anti-horário, puxando para cima o ar frio que se encontra próximo ao chão”, diz a Spirit.
Dessa forma, o exaustor ajuda a espalhar o ar de forma mais uniforme pelo cômodo, enquanto o ventilador apenas empurra ele para baixo.
Como aquecer o ambiente com o exaustor
Em dias frios, o modo exaustor retira o ar quente acumulado no teto e faz com que ele circule por todo o ambiente, equilibrando a temperatura. Isso deixa o espaço mais aquecido e ajuda a suavizar a sensação de abafamento típica de quartos fechados.
“O aparelho renova o ar, seja em função ventilador ou exaustor. Então é muito bom para quem tem problema respiratório”, diz Ricardo Lima, técnico de ventiladores da PhD Elétrica. “Mas tem que estar sempre limpo, já que o pó pode fazer mal da mesma forma”, lembra Lima.
O exaustor também pode ser usado junto com o aquecedor, fazendo o ar circular de forma mais eficiente e economizando eletricidade.
“Quando você usa essa função, o termostato do aquecedor pode ser acionado com menor frequência, diminuindo, portanto, o gasto com energia elétrica”, diz a Spirit.
E dá para usar o exaustor no calor?
No calor, durante o dia, a melhor opção é usar a ventilação, que vai soprar o vento e refrescar quem está debaixo do aparelho.
Mas, à noite, o exaustor também pode ajudar. “Durante a noite, quando a temperatura cai um pouco, você pode abrir as janelas e ligar o modo exaustão por pelo menos 30 minutos”, orienta a Spirit.
“Com isso, o ar quente concentrado próximo ao teto vai se deslocar pelas paredes e sair pelas janelas, enquanto o ar frio vai entrar e subir, resfriando um pouco mais o cômodo e deixando-o com uma temperatura mais agradável”, completa a fabricante.