Seu cachorro é preguiçoso? Veja 5 motivos que podem estar por trás disso!

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 22 de novembro de 2022 às 22:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Quando seu cão começa a perder o interesse em suas atividades favoritas ou está dormindo mais, você pode suspeitar de algum problema

Se o seu cachorro perdeu o interesse em atividades diárias ou tem dormido demais, é preciso ficar de olho – foto Freepik

 

Ao contrário dos gatos, os cães gostam de ser ativos e passar tempo ao ar livre.

Portanto, quando seu cão geralmente enérgico começa a perder o interesse em suas atividades favoritas ou está dormindo mais, você pode suspeitar que seu filho de estimação pode estar com algum problema.

É possível que seu companheiro peludo esteja comendo mais e se exercitando menos devido ao fato de ter engordado e agora está tendo dificuldade para se movimentar como antes.

Seu cão também pode estar sofrendo de artrite, o que também pode estar causando problemas de mobilidade.

Além disso, os cães tendem a ficar entediados quando não há estimulação mental suficiente. Em qualquer caso, você deve cavar fundo e descobrir a causa subjacente da preguiça do seu cão.

“Uma mudança repentina nos níveis de atividade é um sinal muito comum de que algo pode estar errado com seu amigo peludo. A preguiça é um sinal importante a ser observado”, explicou Devanshi Shah, fundadora e CEO da Petkonnect, em entrevista ao site Hindustan Times.

Confira os cinco principais motivos para o excesso de preguiça do seu cachorro, de acordo com a especialista:

1. Obesidade
Estar acima do peso normal para sua raça específica é uma das principais causas de preguiça em cães.

A obesidade em cães pode levar a muitos problemas, como câncer, diabetes, doenças cardíacas, pedras na bexiga etc. e, portanto, deve ser evitada.

Por conta disso, é preciso garantir que esse apetite melhorado também seja atendido com uma quantidade maior de exercícios.

Tente fazer o exercício parecer mais uma sessão de brincadeira para o seu animal de estimação, e eles vão gostar mais da atividade.

Com cães que simplesmente resistem a níveis mais altos de atividade, considere entrar em contato com um treinador de cães para obter informações adicionais.

2. Dor nas articulações ou artrite
Artrite é a inflamação das articulações que causa dor, desconforto e rigidez e é um problema comum para muitos cães.

Embora existam muitos sinais óbvios, como dificuldade para subir e descer escadas ou pular, a preguiça também é um sinal muito importante a ser observado.

Em muitos casos, os animais não estão com muita dor ou desconforto e, portanto, podem não mostrar os sinais óbvios para que possamos perceber.

Em vez disso, o animal simplesmente parará de se mover demais para evitar desconforto. É então que os donos devem levar o animal a um veterinário para avaliar o motivo da preguiça repentina.

3. Desequilíbrios hormonais
Os desequilíbrios hormonais, como o hipotireoidismo, também são uma doença comum entre os cães.

É uma condição em que a glândula tireoide não produz hormônio tireoidiano suficiente, geralmente causada por uma de duas doenças: tireoidite linfocítica ou atrofia idiopática da glândula tireoide.

Os sintomas de hipotireoidismo em cães incluem preguiça, fadiga, ganho de peso, perda excessiva de pelo e incapacidade de tolerar o frio.

A preguiça juntamente com um ou dois dos sintomas adicionais podem ser um sinal certo de desequilíbrios hormonais no animal.

Certifique-se de consultar um veterinário para obter as melhores opções de tratamento disponíveis para o seu animal de estimação, com base em sua condição específica.

4. Estimulação mental
A falta de estimulação mental também pode levar à preguiça. Nesse caso, na maioria das vezes, o cão não interage o suficiente com seus donos ou com outros cães.

Isso é comumente visto em famílias em que os tutores não têm tempo suficiente para passar com o animal devido a outros compromissos, como trabalho ou obrigações familiares.

Neste caso, a causa da preguiça está relacionada ao cão se sentir solitário ou deprimido.

Esforce-se para brincar mais com seu cão e tente garantir que ele tenha alguma companhia quando você estiver ausente por motivos inevitáveis. Somente se os esforços para envolver seu cão falharem, você precisará consultar um veterinário.

5. Infecções ou medicamentos
A preguiça em cães às vezes pode ser resultado de infecções no animal que não são tão óbvias de detectar.

Se o seu cão está se comportando mais letárgico do que o normal e você tentou avaliar a situação e não descobriu nada, provavelmente está olhando para alguma infecção interna.

O cão pode ter dirofilariose, um parasita externo ou algum tipo de infecção bacteriana ou viral.

Além disso, se o seu cão começar a apresentar sinais de preguiça logo após iniciar um novo medicamento, as chances de que o medicamento não seja adequado para o seu animal de estimação são muito altas.

Consulte o seu veterinário para tratamentos ou medicamentos alternativos.

*Informações Pet é Pop


+ Pets