Santa Casa de Franca fecha 26 leitos de UTI após atraso de verbas

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 4 de outubro de 2021 às 20:30
  • Modificado em 4 de outubro de 2021 às 20:38
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Fechamento ocorre por 3 motivos: atrasos no rapasse financeiro do Ministério da Saúde, fim do convênio com a Prefeitura e a melhora nos índices da pandemia.

Santa Casa de Franca

Santa Casa ainda precisa de mais recursos financeiros para manter os 27 leitos restantes

A Santa Casa de Franca opera, neste início de outubro, com 26 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivo para a Covid-19 a menos na comparação com o mês anterior.

O hospital alegou que o fechamento das vagas ocorre por três motivos: atrasos no rapasse financeiro do Ministério da Saúde em agosto e setembro, fim do convênio com a Prefeitura no mês passado e a melhora nos índices da pandemia.

Segundo a unidade, a redução das despesas dos leitos não ocupados vai permitir o redirecionamento dos recursos para outros atendimentos ao público, como o Corujão da Saúde de Oncologia, que pretende realizar 1.894 exames de tomografia e ressonância magnética.

No entanto, para que isso aconteça, e para a manutenção dos 27 leitos restantes, a Santa Casa diz que é necessário mais recurso financeiro.

“Assim, é de fundamental urgência que tais recursos sejam renovados para estes 27 leitos de UTI, e contemple os meses 10/2021 a 12/2021, até mesmo para que o Grupo Santa Casa de Franca possa colocar em prática sua programação para o Corujão da Saúde de Oncologia”, disse em nota.

O Ministério da Saúde disse que não faz repasse direto à instituição, mas sim para a Prefeitura. A administração foi procurada, mas ainda não se manifestou.

Como fica?

Com a mudança, a ala específica para a doença na Santa Casa, que fica anexa ao Hospital do Coração, segue com 27 vagas para tratamento intensivo contra o coronavírus, dez leitos de enfermaria e cinco espaços para pediatria.

No último boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde, divulgado na última quinta-feira (30), a cidade contabilizava 44.222 casos de Covid-19 e 986 mortes provocadas pela infecção.

Já a ocupação nas UTIs públicas e particulares estava em 39,43%, com 28 internados em 71 vagas. Nas enfermarias, 15 dos 25 leitos estavam ocupados, o que representava 60%.

*Informações G1


+ Saúde