Prefeito de Franca assina lei que regulariza trabalho de reciclagem de resíduos

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 30 de junho de 2023 às 07:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Prefeito Alexandre Ferreira recebeu membros da Cooperfran na última quinta-feira, 30, para assinatura do Termo de colaboração

Termo que regulariza projetos da Cooperfran foi assinado na última quinta-feira, 30

 

O prefeito Alexandre Ferreira recebeu em seu gabinete, na manhã da última quinta-feira, 30 membros da Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis (Cooperfran) para assinatura do Termo de Colaboração, que regulariza os projetos da cooperativa em relação à coleta seletiva e estabelece valores a serem recebidos por tonelada, de acordo com o Plano de Trabalho.

Participaram da assinatura, o secretário de Meio Ambiente, Rui Engrácia Garcia Caluz, a presidente da Cooperfran, Diana Angélica de Bastos e os cooperados.

O Termo de Colaboração tem como objetivos gerais o gerenciamento da unidade onde é feita a triagem e processamento, no Distrito Industrial, em local cedido pela Prefeitura.

Eles serão responsáveis pelo processamento e comercialização de resíduos sólidos urbanos e reutilizáveis, desenvolvimento sustentável para minimizar os efeitos negativos da geração de resíduos sólidos. Com isso, será possível gerar trabalho e renda para os catadores.

Criada em 2001, a cooperativa tem nesta lei uma oportunidade de reciclar e ter mais rendimentos, já que o município transferirá a Cooperfran, o valor total de R$ 163,15 por tonelada, o maior já proposto.

Em nome da cooperativa, Diana falou sobre a importância desse cuidado da Prefeitura com os catadores e com o meio ambiente.

“Estamos subindo degraus com isso e temos um sentimento de gratidão muito grande. Nunca tivemos oportunidade como agora, inclusive de desempenharmos esse trabalho juntos”, disse.

O prefeito Alexandre Ferreira enfatizou o desenvolvimento dessa política pública com a Cooperfran.

“A cooperativa cuida do meio ambiente através desse trabalho e ainda proporcionamos a essas pessoas uma condição melhor de vida, com maior renda e oportunidades, com cursos de capacitação e inclusão no mercado de trabalho”, disse.

Ecopontos

Ainda durante a assinatura do Termo de Colaboração, o prefeito ressaltou a importância da população utilizar os Ecopontos.

O do City Petrópolis já está em pleno funcionamento de segunda a sábado, das 7 às 19 horas e aos domingos, das 8h às 14 horas.

“É proibido descartar lixo em terrenos e outros locais. Há multa e estamos com fiscalização, junto à Guarda Civil Municipal, então estamos dando às pessoas os locais corretos para isso. São os ecopontos. Você chega lá e deixa os entulhos, inservíveis e recicláveis e não prejudica o meio ambiente”.

Atualmente, Franca recolhe em torno de 6 a 8 toneladas de recicláveis, mas tem potencial para dobrar esse montante, se houver uma efetiva colaboração dos moradores.

Para ampliar esse número e evitar o descarte irregular, a Secretaria de Meio Ambiente iniciou o processo de construção de locais adequados.

O primeiro deles é o ecoponto do City Petrópolis, na Avenida São Pedro, 1.200, que recebe resíduos como os de construção civil (entulhos, tijolos e telhas); inservíveis (cama, sofá, móveis e guarda-roupa) e recicláveis (papel, papelão, vidro, metal e isopor), e é administrado pela Cooperfran, que venceu o chamamento público.

Nesta primeira fase do programa de Ecopontos de Franca, a Prefeitura construirá mais três unidades, nos Jardins Luíza (em licitação), Portinari e Esmeralda.

Segundo o prefeito, a previsão é construir mais quatro até o final do ano que vem, totalizando oito ecopontos pela cidade.


+ Cotidiano