O celular molhou. E agora? Veja algumas dicas que podem te ajudar nessa hora!

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 11 de novembro de 2023 às 07:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Está aí uma coisa a que todos estamos sujeitos: molhar o celular. Nesse caso, quanto mais rápido agir, menor pode ser o estrago

Qualquer pessoa está propensa a esse acidente com o celular – foto Freepik

 

Está aí uma coisa a que todos estamos sujeitos: molhar o celular. A intensidade, o tempo, podem ser diferentes, mas há algumas dicas básicas que podem ajudar se o smartphone tiver contato com a água. E quanto mais rápido agir, maior a chance de sucesso.

Depois de retirá-lo da água, siga os passos:

1 – Desligue o aparelho imediatamente e não ligue até fazer todas as etapas seguintes. Então, segure a ansiedade!

2 – Remova tudo que for possível: capa, simcard (chip com o número), cartão de memória e a bateria, caso seja possível.

3 – Seque o celular. Para isso, use um pano seco ou papel absorvente para secar o máximo possível da superfície do dispositivo.

4 – Aqui é preciso atenção. Use um secador de cabelo na função de apenas soprar, sem calor, principalmente em pequenos orifícios, como alto-falantes, conectores e botões. Colocar calor é arriscado. E nunca deixe o smartphone “secando” no sol.

5 – Deixe o celular em um pote, preferencialmente de vidro, com arroz ou sílica gel. Ambos são materiais que absorvem a umidade. Esses produtos ajudam, mas ainda corre o risco de ficar algum resíduo de água no aparelho, podendo gerar oxidação no futuro.

6 – Espere 24 horas.

7 – Pensamento positivo e ligue o celular!

Se ele não ligar, procure a assistência técnica. Lembre-se de que, mesmo seguindo essas etapas, não há garantia de que o celular será recuperado.

Se a água for salgada o estrago normalmente é mais sério. A água em si pode causar danos irreversíveis aos componentes internos.

Dicas extras

Vapor d’água: Quem gosta de levar o celular para o banheiro na hora do banho corre risco. O vapor d’água também causa a oxidação do aparelho, mas não imediatamente. O melhor a fazer é evitar levar o telefone para o banheiro.

Tela rachada: Se o seu smartphone tem rachaduras ou algum outro defeito na tela, o cuidado deve ser redobrado. O aparelho fica mais fragilizado ao contato com a água, ou mesmo o vapor.

https://extra.globo.com/blogs/tecnolodicas/post/2023/11/o-celular-molhou-e-agora-anote-algumas-dicas-que-podem-ajudar.ghtml


+ Cotidiano