Núcleo Reconhecer completa 1 ano de amparo às vítimas de violência e vulnerabilidade

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 16 de agosto de 2023 às 07:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Neste um ano de atividades, 98% das ocorrências envolveram casos de violência doméstica, sendo as mulheres as principais vítimas

Núcleo Reconhecer já realizou 560 atendimentos e 1 ano de atividades

 

Desde a sua inauguração em Franca, há um ano, o Núcleo Reconhecer, vinculado à Secretaria de Ação Social, já realizou mais de 560 atendimentos e orientações às pessoas em situação de violência de gênero, orientação sexual e/ou de raça, encaminhadas através dos CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social).

O espaço, que funciona no bairro da Estação, garante proteção social, apoio e prevenção, promovendo a defesa dos direitos de mulheres, população negra e LGBTQIAPN+ que estão em situação de risco, decorrente das violências causadoras de lesão, sofrimento físico, sexual, psicológico, dano moral e abandono, de todas as faixas etárias.

Para acabar com o ciclo de violência sofrido, o núcleo traz atendimento completo, com orientações e encaminhamentos diversos para o Sistema de Garantia de Direitos.

Neste um ano de atividades, 98% das ocorrências envolveram casos de violência doméstica, sendo as mulheres as principais vítimas.

Marina Borges, coordenadora da unidade e assistente social, afirmou que também foram registrados casos de preconceito racial e de orientação sexual.

“Aqui, nós temos escuta qualificada, orientações, encaminhamentos diversos, rodas de conversa, oficinas, visitas domiciliares e acompanhamentos em equipamentos de atendimento e segurança, objetivando a superação da demanda inicial e fortalecimento das vítimas de violência”, explicou.

Atualmente, o Reconhecer é administrado pela Associação PRO-RE-A-VI (Projeto de Restauração de Vidas), a instituição que foi classificada por meio de chamamento público, com supervisão da Secretaria de Ação Social.

“O núcleo veio para reforçar a rede protetiva e mostrar às vítimas que há mais um espaço de apoio e atendimento, sendo este local de fala, de escuta e atendimento humanizado”, ressaltou Marina.

Durante este mês de agosto, os funcionários do Núcleo Reconhecer estão realizando um circuito de ações nas escolas e também no espaço, com oficinas e trabalhos com os usuários.

A unidade fica na rua General Teles, 642, Estação, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Interessados em saber mais sobre o serviço podem entrar em contato pelo telefone (16) 4101-5107, que também funciona como WhatsApp.


+ Ação Social