Governo do Sul quer replicar modelo de moradia para pessoas em situação de rua

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 15 de janeiro de 2024 às 07:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Atualmente, 110 pessoas que estavam em situação de rua em Franca estão inseridas no projeto, recebendo auxílio moradia e acompanhamento socioassistencial

Secretária Gislaine Liporoni esteve em videoconferência com Secretaria Estadual de Ação Social do Rio Grande do Sul

 

A experiência de Franca com o Projeto de Enfrentamento à Pobreza ‘Moradia Primeiro’, voltado ao atendimento de moradores em situação de rua, depois da visibilidade nacional obtida em recente Seminário Internacional, ocorrido em Brasília, despertou o interesse também do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Na última sexta-feira, através de uma videoconferência com técnicos e profissionais da Secretaria Estadual de Ação Social do Rio Grande do Sul, a secretária Gislaine Liporoni Peres, pode esclarecer várias dúvidas, detalhando o funcionamento e os resultados que têm sido alcançados.

Lembrando que, no segundo semestre do ano passado, esteve em Franca, uma equipe da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos, liderada pela titular, Isadora Brandão e auxiliares, que visitou diversos equipamentos e constatou o trabalho.

Na ocasião, estiveram com o prefeito Alexandre Ferreira, participando também destas ações, a Defensoria Pública, a Pastoral do Menor e Família da Diocese da cidade, organização que é responsável pelo Espaço Dignidade e pelo Serviço de Abordagem Social, além de pessoas assistidas pelo ‘Moradia Primeiro’.

Durante a videoconferência, a secretária de Ação Social explicou como funcionam as ações e o projeto, que disponibiliza a locação de um imóvel, com o pagamento subsidiado pela Prefeitura para que a pessoa tenha condições de buscar melhor qualidade de vida.

Atualmente, 110 pessoas que estavam em situação de rua estão inseridas no projeto, recebendo auxílio moradia e acompanhamento socioassistencial com vistas à romper definitivamente a vivência de rua e promover a reinserção social.

No encontro on-line, Gislaine Liporoni conversou com Patrícia Mônaco, representante da Fundação de Assistência Social e Cidadania de Porto Alegre – RS.

O objetivo do governo daquele Estado é socializar o Projeto ‘Moradia Primeiro’ de Franca, o qual será apresentado à equipe do governador Eduardo Leite, que pretende implantar essa ação em quatro municípios do Estado.

A secretária esclareceu que o ‘Moradia Primeiro’ de Franca é pioneiro no país e realçou a importância do olhar que a administração pública do município está dedicando a quem precisa.

“Essas ações feitas são muito importantes e se vê um empenho para cuidar dessas pessoas. Estamos felizes de ver, como as coisas são executadas e nos colocamos à disposição”, relatou.


+ Ação Social