Franca já tem dois casos positivos da gripe H1N1 e seis ainda sob suspeita

  • Entre linhas
  • Publicado em 22 de julho de 2019 às 22:00
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:41
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Principais sintomas são febre alta, dores musculares, dores de garganta e de cabeça e ainda tosse seca

​Não bastassem os casos suspeitos de sarampo registrados em Franca, a cidade também está tendo que lidar com a confirmação de dois casos positivos da gripe H1N1, além de outros seis que aguardam resultados. 

 Segundo o secretário de Saúde, Conrado Netto, trata-se de um casal, aproximadamente 50 anos, residente no Núcleo Alfa. “Eles ficaram cerca de quatro dias internados, mas já estão em casa e passam bem.”

Assim como uma gripe comum, a H1N1 pode ser transmitida por meio de contato com objetos contaminados, gotículas respiratórias no ar e saliva de alguém que esteja com o vírus. O secretário de Saúde alerta para a importância de se fazer a higienização das mãos, principalmente após tossir e espirrar. Deixar o ambiente sempre ventilado, em especial com grande aglomeração de gente; não compartilhar objetos de uso pessoal e não tocar a região dos olhos, nariz e boca sem que a mão esteja limpa.

Os principais sintomas são febre alta, dores musculares, dores de garganta e de cabeça e ainda tosse seca. Em alguns casos, pode evoluir para uma pneumonia. A doença pode causar morte. No ano passado, Franca registrou sete óbitos por H1N1.


+ Saúde