Lei prevê mês de ações de conscientização, acessibilidade e promoção da Libras
A Câmara Municipal de Franca aprovou o Projeto de Lei nº 99/2025, do vereador Walker Bombeiro da Libras (PL), que cria o Setembro Azul – Mês de Conscientização e Valorização da Comunidade Surda e dos Intérpretes de Libras. A iniciativa reforça a importância da acessibilidade e da valorização cultural dessa comunidade.
O projeto é inspirado em datas marcantes celebradas no mês de setembro, como o Dia Internacional das Línguas de Sinais (23), o Dia Nacional do Surdo (26) e o Dia do Intérprete de Libras (30). A cor azul, símbolo do movimento surdo, representa resistência, orgulho e memória histórica.
A nova lei prevê atividades durante todo o mês, incluindo palestras, oficinas, rodas de conversa, eventos culturais acessíveis e iluminação de prédios públicos na cor azul. O objetivo é fortalecer a identidade surda, reconhecer o papel dos intérpretes de Libras e estimular políticas públicas voltadas à acessibilidade e à educação bilíngue.