Existem plantas de azar? Saiba quais espécies você deve evitar dentro de casa!

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 18 de janeiro de 2023 às 22:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Em uma linha mais mística do Feng Shui e na crença popular, algumas plantas podem atrair energias negativas quando cultivadas em ambientes internos

Toda planta tem o poder de agregar beleza e leveza aos ambientes, mas é preciso escolher bem – foto Freepik

 

Que toda planta pode agregar beleza e leveza a um ambiente é indiscutível!

Contudo, algumas delas ficaram conhecidas justamente por transmutar energias e trazer boas vibrações para a casa, tanto na crença popular, como no Feng Shui, técnica milenar chinesa de harmonização de ambientes.

“As plantas estão entre as principais ferramentas do Feng Shui para a harmonização da casa”, destaca o arquiteto João Sebastião, da Harqmonia.

Segundo ele, esse poder de transmutação se deve ao fato delas se nutrirem a partir da terra e do sol, dois elementos importantes para toda forma de vida e estabilidade. Mas há contraindicações!

Em uma linha mais mística, é aconselhado evitar plantas pendentes, ou seja, que apresentam crescimento para baixo, como jiboias ou samambaias.

“Acredita-se que elas levem embora a prosperidade. Por isso, prefira plantas que crescem para cima e elevam as energias”, diz João.

Caso decida cultivá-las dentro de casa ou no apartamento, procure ter menos de três e posicione-as perto de portas e janelas.

Já a crença popular sugere evitar no interior do lar as plantas de proteção, que possuem espinhos, como os cactos.

“Elas podem estar no hall de entrada, do lado de fora de casa e em varandas, mas nunca no interior do imóvel, especialmente perto de sofá e cama, por seu aspecto agressivo. Sua função é proteger o morador de um invasor, sempre do lado de fora para dentro”, afirma João.

O cultivo em interiores é um erro muito comum também com bonsais.

A antiga técnica japonesa é muito valorizada pelo Feng Shui por sua capacidade de atrair energias vitais, mas, como uma versão em miniatura de uma árvore, ela deve ser mantida fora de casa, em um jardim externo, onde fique exposta às quatro estações.

“Vale destacar que o Feng Shui é como um reflexo de nós mesmos. Se você der a uma planta todo amor, atenção e cuidado, ela devolverá essa energia. Se não cuidar, ela secará, sofrerá e devolverá essa mesma energia. É sempre uma via de mão dupla”, conclui João.

*Informações Casa & Jardim


+ Casa e Decoração