Está com a desconfortável diarreia? Veja as frutas que ajudam a prender o intestino

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 25 de fevereiro de 2024 às 18:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O consumo de frutas com maior quantidade de fibras solúveis atrasa o esvaziamento gástrico e ameniza quadros de intestino solto

A diarreia é definida por evacuações frequentes (três ou mais vezes ao dia) com fezes líquidas ou pastosas e, na maioria dos casos, ela persiste por poucos dias e pode ser tratada em casa.

Além da ingestão de líquidos, principal abordagem em casos de diarreia, você sabia que existem frutas que prendem o intestino e podem ajudar a amenizar os sintomas?

É o caso de frutas que possuem uma quantidade maior de fibras solúveis na composição, o que ajuda a atrasar o trânsito intestinal e tornar o bolo fecal mais consistente.

O que ingerir e o que evitar

Inclusive, elas devem ser evitadas se você apresentar prisão de ventre, pois podem piorar o quadro!

O portal MinhaVida conversou com Phillipe Rios, nutricionista da Clínica Anavoig, e reuniu algumas frutas que prendem o intestino e quais evitar em casos de intestino solto.

Maçã 

A maçã é uma das melhores frutas para incluir na alimentação e pode ajudar a prender o intestino devido à pectina presente na casca — uma fibra solúvel que ajuda a retardar o trânsito intestinal e aumenta o volume das fezes.

“As frutas com casca podem ajudar muito nos quadro de diarreia, pois fazem com que o bolo fecal fique com mais consistência”, explica Phillipe.

Goiaba

Além do sabor característico e o alto valor nutritivo, a goiaba se destaca pelo teor de fibras solúveis, que absorvem a água no trato intestinal e favorecem a formação do bolo fecal.

Isso ajuda a reduzir a frequência e a quantidade de evacuações — além de tornar as fezes mais firmes.

“Para a finalidade de controle de diarreias causadas por microrganismos, o consumo do chá do broto da goiaba pode auxiliar.

No entanto, o consumo tem indicação específica e deve ser utilizado apenas nas quantidades prescritas, de maneira segura”, explicou a nutricionista clínica Patrícia Carvalho.

Pera

Assim como a goiaba, a pera é uma fruta rica em fibras solúveis como a pectina, que ajudam a regular o intestino e a reduzir a frequência de evacuações.

A casca da fruta também contém taninos, compostos com propriedades que reduzem a motilidade intestinal — contribuindo para a constipação e o alívio da diarreia

Banana verde

Frutas não maduras costumam estar entre os alimentos que prendem o intestino e é o caso da banana verde, que apresenta uma concentração maior de taninos e fibras solúveis do que a banana madura.

Além disso, a fruta ajuda a repor nutrientes como potássio e magnésio, que costumam ser facilmente perdidos em episódios de diarreia.

Caju

Os taninos presentes na composição do caju absorvem o excesso de água do intestino e tornam as fezes mais firmes, diminuindo as evacuações.

Em casos de diarreia ou intestino solto, o mais recomendado é o consumo do suco ou polpa da fruta.

Frutas que soltam o intestino

Durante quadros de diarreia ou intestino solto, é importante evitar o consumo de alimentos laxativos — isto é, que estimulam o movimento intestinal e facilitam a evacuação.

Entre as frutas que soltam o intestino, pode-se destacar a ameixa, kiwi, abacaxi e o figo. “Também deve-se evitar alimentos à base de leite, mamão, chia, repolho e, dependendo do caso, até feijão”, finaliza Phillipe.


+ Saúde