Documentário vai preservar história da Água da Careta e do antigo Colégio de Lourdes

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 13 de setembro de 2021 às 18:30
  • Modificado em 13 de setembro de 2021 às 18:55
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A respeito do edifício no centro da cidade, que é um patrimônio tombado em agosto de 1997, ainda paira no ar qual a futura ocupação.

Com custo de reforma muito elevado, o governo do estado está devolvendo o prédio para a Unesp

Dentre vários monumentos históricos de Franca, dois são partes de um documentário que está sendo produzido pelo Grupo Cênico Painel.

Os atores Cardoso Junior e Rejane Genaro retratam períodos importantes e que hoje requer cuidados em sua preservação.

Um deles é a “Água da Careta” já não mais existe.

Estava instalado na avenida Major Nicácio, no trecho em que termina a rua Floriano Peixoto e começa a rua Carlos do Carmo.

Água da Careta

Começou a funcionar quando Major Nicácio implantou o primeiro sistema de distribuição de água em Franca.

Era abastecida com uma nascente existente no córrego Cubatão, até que foi sendo alterado na sua estrutura e deixou de fornecer água.

A Água da Careta original, na Rua Voluntários da Franca, também não existe mais. Só ficou um pórtico, porque a estrutura foi destruída pelos vândalos.

O outro patrimônio público tem mais de 130 anos.

Trata-se do prédio que abrigou o Colégio Nossa Senhora de Lourdes, hoje pertencente a UNESP e só por mais alguns dias sede dos escritórios regionais do Governo do Estado.

As informações são de que todos os escritórios do governo do estado estarão desocupando o local.

Os integrantes do grupo teatral, com a preocupação de que no futuro possa também não existir uma história para ser contada, convidou o diretor Reginaldo Emídio, que é presidente da Comissão de Curadores do Museu do Teatro Amador Paulista para a direção artística do documentário.

Documentário

Parte do documentário passou por análises dos especialistas do ICACESP — Instituto Cultural de Artes Cênicas do Estado de São Paulo — sob a curadoria do jornalista e presidente da entidade, Carlos Pinto.

Em sua primeira analise, a comissão atribuiu nota 8, o que mostra que o documentário está no caminho certo das pesquisas e, principalmente, preservará a história real de Franca.

Ainda a respeito do edifício no central da cidade, que é um patrimônio tombado pelo Decreto 7420, de agosto de 1997, ainda paira no ar qual a futura ocupação.

Parte das autoridades públicas diverge quanto à ocupação do prédio.

Existe um documento na Secretaria de Desenvolvimento Regional do Governo do Estado que reitera o pedido de continuidade dos órgãos públicos ali estabelecidos.

Em outro documento, o Governo de São Paulo comunica oficialmente a UNESP que devolverá o prédio para a universidade, que também é pública.

A pesquisadora Rejane Genaro, autora do texto “Água da Careta”, juntamente com os membros do Grupo Painel, continua em suas pesquisas visando à finalização do documentário


+ Cotidiano