O projeto inclui os beneficiados com saída temporária e os que cumprem medidas protetivas da Lei Maria da Penha.
A deputada delegada Graciela quer aumentar a segurança pública e a proteção das mulheres
A deputada Delegada Graciela apresentou indicação ao governador João Doria que, se atendida, vai melhorar a segurança pública.
O pedido é para que a Secretaria de Segurança Pública implante em Franca e nas 22 cidades da Região Administrativa um sistema de monitoramento dos réus que estão cumprindo decisões judiciais em liberdade.
O pedido foi inspirado em projeto desenvolvido em Sertãozinho há dois anos.
Em novembro de 2019, o Poder Judiciário de Sertãozinho e a Polícia Militar lançaram o projeto VIDA (Vigilância, Inteligência, Defesa e Ação) que integra o sistema de segurança da cidade.
Trata-se de um aplicativo utilizado para monitorar réus que estão cumprindo pena em meio aberto.
O projeto inclui os beneficiados com saída temporária, como nas festas de final de ano, e os que cumprem medidas protetivas da Lei Maria da Penha.
Há ainda suporte para as vítimas de violência doméstica, que são cadastradas no sistema e podem pedir auxílio à Polícia Militar.
O projeto tem o objetivo de dar efetivo cumprimento às ordens judiciais, além de ajudar na ressocialização do preso.
Segundo a deputada, por meio do aplicativo, o policial militar consegue verificar se o réu está de fato cumprindo a medida judicial.
Também explicou que a aplicação em Sertãozinho tem dado resultados têm sido muito positivos.
Por isto, ela solicitou ao governador que o projeto seja implantado em todas as cidades da região de Franca para ajudar a combater e prevenir a criminalidade.
“A medida é de extrema relevância e virá ao encontro do anseio de toda a população que deseja viver com mais segurança e tranquilidade”, afirma a deputada Delegada Graciela.