Casos de dengue explodem em Franca e Santa Casa tem 16 pessoas internadas

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 14 de março de 2024 às 18:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Secretaria da Saúde da Prefeitura de Franca informa a existência de 1.257 casos, e diz que muitos outros estão sendo investigados

O número de casos de dengue explodiu em Franca em poucos dias. Segundo comunicação da Prefeitura, até a quarta-feira já haviam sido registrados 1.257 casos, com três óbitos. O último foi de uma mulher de 72 anos, que estava internada.

As outras mortes notificadas foram de dois homens: um idoso de 84 anos e um homem de 44 anos. Os três apresentavam comorbidades.

Ao Jornal da Franca, a Santa Casa informou a existência de 16 pessoas internadas até a tarde de quarta-feira: 14 pacientes estavam em quartos de enfermaria, mas dois casos mais graves estavam internados na UTI.

De acordo com a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Franca, três mortes suspeitas foram descartadas e cinco estão sob investigação.

Incidência

De acordo com o Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde, até o dia 11, a incidência da dengue no país era de 757,5 casos por 100 mil habitantes.

O critério adotado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde para a classificação da doença em relação à população indica que o país vive uma nova epidemia da doença.

De acordo com o Ministério da Saúde já são mais de 1,5 milhão de prováveis casos no Brasil. Apesar de grande parte dos infectados se recuperarem plenamente em até 10 dias, há casos em que o trabalhador fica com sequelas, geralmente relacionadas à capacidade motora, que impedem o retorno ao trabalho.

Vacina

O Instituto Butantan, órgão vinculado ao Estado de São Paulo, publicou os primeiros resultados do ensaio clínico da fase 3 da vacina contra a dengue no New England Journal of Medicine, uma das mais prestigiosas revistas científicas do mundo.

Feito com os quatro tipos de vírus da dengue atenuados, o imunizante de dose única evitou a doença em 79,6% dos vacinados ao longo de dois anos, com proteção tanto de quem já tinha tido dengue como daqueles sem infecção prévia.

De acordo com o Ministério da Saúde, de janeiro até meados de fevereiro de 2024 foram registrados 1,3 milhão de casos prováveis de dengue no Brasil, com 343 mortes confirmadas e 775 sob investigação.


+ Cotidiano