Aprenda a como evitar as armadilhas no mercado durante a quarentena

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 3 de maio de 2020 às 16:36
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:40
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Por conta da pandemia, todos estão mais em casa e cozinhar virou uma necessidade, mas é preciso atenção

​Todo mundo está mais em casa durante a quarentena  por conta da pandemia do coronavírus, então cozinhar virou uma necessidade e, por isso, aumentam as compras no supermercado

Mas você sabe o que colocar no carrinho pensando numa alimentação  mais equilibrada

Sabe aquele rótulo lindo que promete contribuir para a perda de alguns quilinhos ou aquele produto que fica pronto rapidinho quando bate a preguiça de ir para a cozinha? 

Pois eles podem não ser tão bons quanto parecem. 

Para ajudar a fazer melhores escolhas neste momento em que muitas pessoas desejam priorizar alimentos saudáveis ou para emagrecer, o nutrólogo Fernando Cerqueira, especializado em emagrecimento e longevidade, dá dicas para não cair em armadilhas na hora das compras. O mais importante, segundo ele, é ler os rótulos sempre.

1.

2. Sucos de frutas prontos podem ter pouca fruta. Segundo o nutrólogo, quando você abre uma caixinha de néctar, consome, no máximo, 50% da fruta. 
“Já o néctar do maracujá costuma ter somente 10% de fruta. E refrescos em pó contêm sódio, açúcar e aditivos, com no máximo 2% de fruta”, diz.

3. Cuidado com os produtos integrais. De acordo com Cerqueira, a legislação diz que, se contiver 1% de grãos não refinados, o alimento já pode ser considerado integral. “Por isso, a solução é ler o rótulo”, orienta.

4. O nutrólogo avisa também que o shoyu na versão brasileira tem mais milho que soja, cerca de 20% a menos que nos outros países. 

5. Bebida láctea é diferente de iogurte: não tem a mesma quantidade de cálcio nem nutrientes e possui açúcar. 

6. Nenhum produto vegetal tem colesterol, por isso o nutrólogo adverte: “Não se engane ao pagar mais caro por óleo vegetal com propaganda de ser isento de colesterol”.

7. Preste atenção ao escolher o azeite que vai para sua mesa: “Muitos possuem só 10% de óleo de oliva. É um dos produtos agrícolas mais adulterados no Brasil”, avisa. 

8. Sabe aquele tipo de batata frita que vem em tubos? “Elas não levam batata de verdade em sua composição – além de não possuir vitaminas nem nutrientes”, diz.   

9. Segundo Cerqueira, a manteiga da pipoca é, na verdade, um líquido amarelado e gorduroso com óleo vegetal, aroma artificial de manteiga, sal e corante. 

10. O colágeno, de fato, garante firmeza e elasticidade da pele, mas o nutrólogo afirma que nada garante que um alimento específico vai agir diretamente contra as rugas, por exemplo. “A chance é a mesma com outras fontes de proteína, como carnes e ovos”, explica.

11. O nutrólogo alerta: “Se o mel está muito doce, desconfie. Há muitos produtores acrescentando açúcar em sua composição, que, além de adulterar o sabor, faz o produto durar mais”.

12. O hambúrguer de picanha industrializado – assim como outros alimentos – pode não conter a carne, somente o sabor e o aroma artificiais. 


+ Cotidiano