Aniversário centenário: Ângelo Turcheti (“Angelim”) comemora 101 anos bem vividos!

  • Robson Leite
  • Publicado em 1 de fevereiro de 2026 às 16:00
  • Modificado em 1 de fevereiro de 2026 às 16:04
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

 “Angelim” segue lúcido em sua memória e colaborativo com os cuidadores do Lar onde escolheu como residência.

O aniversariante e a irmã mais nova, Albertina

Natural da estância de Nuporanga, município vizinho a São José da Bela Vista, onde nasceu em 02 de fevereiro de 1925, Ângelo Turcheti, mais conhecido entre os familiares e amigos como “Angelim”, comemorou neste domingo seus 101 anos de vida.

E para celebrar essa passagem antecipada do aniversário, ele recebeu no Lar de Idosos São Vicente de Paula, neste 1º de fevereiro, ao lado dos 22 assistidos pela entidade, sua irmã mais nova, Albertina Turqueti Rigoni e dezenas de sobrinhos, em sua maioria filhos dos nove irmãos já falecidos.

Filho do casal de italianos Turchet Josep e Carolina Furlan, “Angelim” foi casado com Benedita Turcheti, já falecida e não teve filhos.

Entre os filhos homens de Josep e Carolina, “Angelim” é o mais velho. Gaudência Tereza, que nasceu na Itália e veio bebê para o Brasil com a mãe, em 1923, era a mais velha da prole formada por 11 irmãos.

Na escola da vida

Exemplo de cidadão dedicado ao trabalho, desde criança auxiliava os pais e irmãos e por essa razão “Angelim” não frequentou escolas.  Seu aprendizado foi na escola da vida, sempre identificada com o campo.

Nos últimos anos, depois de conseguir sua aposentadoria rural, seguiu ativo colaborando com algum serviço aqui ou acolá, encerrando sua labuta trabalhando como jardineiro em uma escola do município onde reside até hoje.

Pessoa de diálogo fácil e sempre disposto a ajudar ao próximo, chegou a ser candidato a vereador na cidade, mas não se elegeu.

Ao lado da irmã Albertina, que o acolheu e o amparou (já estava viúvo e sem ninguém para cuidá-lo), em um dos momentos mais difíceis de sua vida, após complicações de saúde e um período crítico hospitalizado, são os últimos remanescentes dessa geração dos Turcheti.

Homenagem

Encontro da família Turqueti ao lado do tio centenário

Com o intuito de celebrar essa histórica data que, com o apoio da equipe de funcionários do Lar São Vicente de Paula, os familiares resolveram organizar essa singela confraternização, uma justa homenagem a quem tanto se dedicou ao bem comum e ao fortalecimento dos laços familiares.

“Angelim”, mesmo limitado na sua locomoção, o que faz numa cadeira de rodas, pois as pernas já não o ajudam, segue lúcido em sua memória e colaborativo com os cuidadores do Lar onde escolheu como residência.

A todos parentes e amigos que compareceram e também aqueles que por algum motivo não puderam estar presentes, ficou o muito obrigado.

Ficou também a certeza de que o exemplo desses dois remanescentes dos Turcheti –“Angelim” e Albertina, continuem sendo instrumentos reaproximação, calor humano, fraternidade e inspiração que sempre fez parte do DNA daqueles que carregam o sangue italiano.

Parabéns “Angelim” pelos 101 anos bem vividos!