Formula Chopp

Ambev reduz o consumo: são 2,5 litros de água para cada litro de cerveja produzido

  • Robson Leite
  • Publicado em 9 de maio de 2021 às 11:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Para chegar a esses resultados, a empresa afirma estar investindo em processos, diretrizes, objetivos e metas a serem seguidas

De 2002 para cá o consumo de água para produção de cerveja caiu cerca de 55%

A Ambev anunciou recentemente que reduziu o consumo de água por litro de cerveja produzida.

A empresa antecipou a meta de eficiência hídrica definida para 2025 e alcançou a média de 2,5 litros de água para cada litro de cerveja.

De acordo com a companhia, em 2020 o consumo de água foi 4,7% menor do que em 2019. Comparado com o consumo de água em 2002, a redução foi de 55%.

Para chegar a esses resultados, a empresa afirma estar investindo em processos, diretrizes, objetivos e metas a serem seguidas.

“Por isso, criamos o nosso Sistema de Gestão Ambiental, um conjunto de procedimentos periodicamente revisado que serve como guia para o nosso trabalho”, diz Mariana Appel, especialista em meio ambiente da Ambev.

Segundo a coluna “Boas Notícias”, publicada no UOL, uma das principais inovações para melhorar o índice de economia de água foi a instalação de medidores em todas as etapas do processo produtivo.

Essa medição possibilita um controle mais eficaz, já que é possível analisar os indicadores de cada fase do processo.

“Outra ação eficaz para economia de água é a padronização de processos e a replicação de boas práticas que surgem por iniciativa dos nossos próprios funcionários”, afirma.

Mariana diz que a empresa estabeleceu metas de sustentabilidade com objetivos de curto, médio e longo prazo.

No curto prazo, foram estabelecidas quatro metas a serem batidas até 2025, mas cujo impacto significativo contribui para um futuro melhor no longo prazo.

São elas: agricultura sustentável, gestão de água, embalagem circular, mudança climática e empreendedorismo. A ideia é melhorar cada vez mais nossos índices de ecoeficiência.


+ Economia