Alerta! Bióloga revela 4 mitos polêmicos sobre o uso do vinagre

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 11 de junho de 2023 às 12:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Segundo a biológa Mari Krüger, o vinagre não deve ser utilizado para desinfetar alimentos ou ser substituto do amaciante

Alguns usos do vinagre em casa não são eficientes e podem até ser perigosos – foto Freepik

 

Embasada em muito estudo e na consultoria de cientistas, a bióloga gaúcha Mari Krüger ficou famosa ao desmistificar promessas milagrosas divulgadas na internet.

Uma das últimas postagens da influenciadora no Twitter foi sobre os mitos que envolvem o vinagre.

Segundo ela, “o vinagre não é eficiente para quase nada do que vemos sendo indicado por aí”. Muito pelo contrário! Como mostra a bióloga, há diversas mentiras contadas sobre o uso do líquido. Confira:

Vinagre não desinfeta

“O vinagre é composto por menos de 10% de ácido acético. Por isso, seu poder de desinfecção (eliminar microorganismos como bactérias ou vírus) não é eficiente. Ele pode ajudar na limpeza (remoção mecânica da sujeira), mas só”, explicou.

Ela alerta ainda que “existem outros produtos que podem ter a mesma função e a executar de uma forma até melhor. Vai do gosto de cada um. Só cuidado ao fazer as ‘misturinhas”, complementa.

Vinagre não serve para higienizar saladas

“Não conte com poder do vinagre para higienizar vegetais, um clássico uso indicado! O correto é utilizar água sanitária! A indicação para a mistura vem no rótulo, mas geralmente é uma colher de sopa para cada litro de água por 10 minutos, e depois enxaguar”, ensina.

Vinagre não mata mofo

Segundo Mari, o vinagre remove o mofo de forma superficial. “Você não vai conseguir remover os esporos e o mofo vai voltar. Sem falar que as superfícies mais porosas, como madeira, podem ser prejudicadas pelo uso do vinagre nas mesmas”, frisa.

Vinagre não é indicado para uso em lava-roupas

“O papel do amaciante é neutralizar as cargas negativas de resíduos do sabão, cargas iguais que se repelem, deixando a roupa ‘rígida’. A composição química do vinagre não tem essa capacidade”, salienta.

Ela diz ainda que nas instruções de uso das máquinas de lavar, geralmente os fabricantes incluem a observação de não utilizar nenhum tipo produto abrasivo (álcool e vinagre), pois isso pode diminuir a vida útil das peças.

*Informações Metrópoles


+ Casa e Decoração