Asteroide de 5 mil metros de diâmetro passará perto da Terra no dia 27 abril

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 26 de abril de 2020 às 16:47
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:39
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O asteroide 1998 OR2 não está na lista de possíveis eventos de impacto futuros contra a Terra, diz NASA

​A Agência Espacial Americana (NASA) emitiu alerta sobre um novo asteroide gigantesco que passará próximo à Terra.

Denominado oficialmente como ‘52768 (1998 OR2)’, o objeto espacial tem quase 5 mil metros de diâmetro (tamanho estimado).

A aproximação do corpo celeste ocorrerá na próxima segunda-feira (27 de abril), conforme relatado pelo centro de pesquisa.

Viajando a 31 mil km/h, ele passará a uma distância de 7 milhões de quilômetros do nosso planeta (considerado relativamente próximo pelos cientistas).

Apesar de estar em uma provável rota de colisão, de acordo com informações da NASA, o acercamento não representa perigo, sendo apenas monitorado.

Embora tenha quase 5 km de diâmetro e seja classificado como potencialmente perigoso devido à sua proximidade com a órbita terrestre, o asteroide 1998 OR2 não está na lista de possíveis eventos de impacto futuros da NASA.

Desmentindo notícias falsas

Uma matéria publicada recentemente pelo jornal inglês Daily Express sugerindo que havia um alerta da NASA a respeito da possibilidade de colisão desta rocha espacial com a Terra foi o suficiente para gerar medo em muitas pessoas.

Para desmentir a publicação, a NASA usou o seu perfil oficial no Twitter para afirmar que não existe nenhum aviso sobre riscos causados pela rocha. 

A agência ressaltou também que possui uma lista pública com todos os asteroides que passam perto da Terra, acessível a qualquer um, no site https://cneos.jpl.nasa.gov/ca/.


+ Ciência