Com aluna de Franca, programa leva 1.000 estudantes para intercâmbio no exterior

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 25 de dezembro de 2025 às 11:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Programa estadual soma R$ 53,6 milhões em investimentos e garante intercâmbio gratuito em países de língua inglesa

Cerca de 1.000 estudantes da rede estadual de São Paulo participaram do programa Prontos pro Mundo em 2025. Durante três meses, os alunos vivenciaram a rotina de estudos e também da cultura em cinco países de língua inglesa.

Foi o caso da estudante Yasmin Isabelly Costa Campos, aluna da Escola Estadual “Dr. João Marciano de Almeida”, que embarcou para o Canadá no dia 01 de setembro, integrando o programa “Prontos pro Mundo”, do governo paulista.

No próximo ano, outros 1.000 jovens, muitos de Franca e de cidades da região, participarão da iniciativa inédita da Secretaria da Educação do Estado.

Desde sua criação, o Governo de São Paulo já investiu R$ 53,6 milhões no programa, que oferece aulas de idiomas e intercâmbios em países como Austrália, Canadá, Nova Zelândia e Reino Unido. Em 2026, a Irlanda substituirá o Reino Unido na rota dos intercambistas.

Palavra do Secretário da Educação

“O Prontos Pro Mundo é o início de uma jornada de conquistas e aprendizados que marcará a vida desses jovens para sempre”, afirma o secretário da Educação, Renato Feder.

O intercâmbio do Programa Prontos pro Mundo é 100% gratuito para o aluno e sua família, com todos os custos e organização providenciados pela Seduc-SP. Itens como documentos pessoais (passaporte, visto), hospedagem, aulas, traslados, passagens aéreas serão cobertos. Durante estadia no exterior, alunos também são beneficiados com uma bolsa-auxílio para despesas pessoais.

Antes das provas para a seleção dos 500 estudantes beneficiados por semestre pelo intercâmbio, 70 mil estudantes são convocados para as aulas preparatórias de língua inglesa.

O mundo para estudantes de todo o estado

A proposta da Educação com o Prontos pro Mundo é beneficiar, com o programa, alunos de todas as cidades paulistas.

Para tanto precisam atender a todos os passos da jornada rumo à viagem de três meses, que envolve ter boas notas no boletim escolar e no Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), frequência escolar na escola regular e no curso de inglês, e ser aprovado na prova de proficiência do idioma.


+ Educação