Aprenda a preservar e manter o sabor de temperos com truque de chef!

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 6 de setembro de 2025 às 12:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Com alguns cuidados simples, é possível contornar dificuldades e ter temperos prontos para o dia a dia, direto do freezer

Congelar temperos frescos com azeite em cubos e formas de gelo é um truque de cozinha que une praticidade e sabor (Foto Freepik)

 

Congelar temperos frescos com azeite em cubos e formas de gelo é um truque de cozinha que une praticidade e sabor.

O método permite que os temperos durem mais tempo guardados, evitando desperdícios e facilitando na hora de cozinhar.

No entanto, nem todas as ervas se dão tão bem com a estratégia: algumas perdem textura, outras podem comprometer o preparo.

Cuidados simples

A boa notícia? Com alguns cuidados simples, é possível contornar essas dificuldades e ter temperos prontos para o dia a dia, direto do freezer.

O chef Rui Morschel compartilhou suas combinações favoritas e revelou quais ervas devem ser evitadas — e por quê.

O segredo, segundo ele, está em respeitar a umidade das folhas e escolher as combinações certas para cada tipo de receita.

Evite ervas muito úmidas

“Novamente, nosso inimigo é a água!”, alerta o chef Rui. “Ervas mais úmidas, como a cebolinha, não são recomendadas.”

O excesso de água presente em algumas folhas pode comprometer a textura e o sabor quando congeladas com azeite, além de dificultar o congelamento uniforme.

Duas misturas de tempero versáteis para o dia a dia

“Eu sempre tenho duas receitas congeladas em casa”, revela o chef. “A primeira é de alecrim e tomilho. Uso para molhos, caldos, sopas e carnes cozidas. Junto com o louro, que tenho em folhas secas, são meu trio imbatível!”

A outra mistura é ideal para pratos com base de tomate: “Manjericão, orégano e páprica — o segredo do meu bolonhesa! Qualquer molho de tomate fica incrível com esse cubo, além de ser um tempero coringa para uma rápida salada.”

Atenção especial ao manjericão

Rui faz um alerta sobre uma das ervas mais queridas da cozinha: “O manjericão é ‘úmido’. Após lavá-lo e picá-lo, certifique-se de secar muito bem. Eu uso uma centrífuga de folhas primeiro, depois papel toalha, pico bem pequeno e depois papel toalha de novo.”

Segundo o chef, com esses cuidados simples, dá para transformar o freezer em uma despensa de sabores prontos para o uso — com aroma e frescor garantidos.

Fonte: Metrópoles


+ Dicas e truques