Instabilidade do clima tem a ver com fenômeno La Niña. Mas, afinal, o que é isso?  

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 11 de dezembro de 2021 às 13:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A gente tem sentido, em Franca e Região, assim como em todo o Estado de São Paulo, os efeitos da instabilidade do tempo

La Niña

A gente tem sentido, em Franca e Região, assim como em todo o Estado de São Paulo, os efeitos da instabilidade do tempo.

Há dias de muita chuva, outros com um calor forte, tem dias secos e também outros com clima frio. A culpa, segundo o Instituto Climatempo, é do La Niña.

Esta oscilação do clima é um dos efeitos do fenômeno La Niña sobre o clima do Brasil nesta primavera que está terminando.

Outra consequência é a grande redução das chuvas sobre a maioria das regiões dos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e da Região Sul do Brasil

O que é o La Niña?

É um fenômeno ocêanico-atmosférico caracterizado por período de vários meses consecutivos, no qual a porção central e leste do oceano Pacífico Equatorial fica fria, com temperatura abaixo da média normal.

Este resfriamento causa alteração na pressão atmosférica e na circulação de vento sobre a América do Sul, que modifica o padrão de chuva de temperatura também no Brasil.

Os efeitos clássicos do La Niña são a redução da chuva no Sul do Brasil e o aumento das chuvas em parte do Norte e do Nordeste.

Verão com La Niña

O verão de 2022 também será com a influência do fenômeno La Niña. Por isso, os paulistas não devem se surpreender com mais episódios de frio atípico ao longo da estação.

As quedas repentinas de temperatura, as grandes oscilações em poucos dias vão continuar ocorrendo no verão

O verão começa às 12h59 do dia 21 de dezembro de 2021 e prossegue até às 12h33 do dia 20 de março de 2022, pelo horário de Brasília.


+ Clima