Aumenta a ansiedade e engorda: entenda por que você não deve pular o café da manhã!

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 7 de setembro de 2021 às 09:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Pular a refeição pode trazer uma série de consequências negativas para o corpo humano, como aumento da fadiga e da ansiedade

Pular o café da manhã é um péssimo hábito e deve ser evitado

 

Uma das tenistas mais famosas do mundo, Serena Williams declarou que, às vezes, se esquece de tomar café da manhã.

Apesar da alimentação e dieta de atletas serem inspiração para muitas pessoas, especialistas alertam sobre esse hábito e explicam que ele não deve ser um exemplo seguido pelos “reles mortais”.



“Muitas vezes não tomo café da manhã porque simplesmente esqueço ou estou correndo para preparar Olympia [filha da atleta]. Quando eu rolo para fora da cama, simplesmente não estou com fome”, disse a tenista em entrevista à Woman’s Health.

Esse hábito, porém, pode ser um risco à saúde. “Uma das percepções comuns de pular o café da manhã é que faz com que você fique ainda mais faminto e coma compulsivamente no final do dia”, explicou a nutricionista Alix Turoff ao site Insider.

Pular a refeição pode trazer uma série de consequências negativas para o corpo humano, como aumento da fadiga e da ansiedade.

Segundo um estudo feito pela Psychological Medicine, alterações de humor também podem aparecer em quem opta por não fazer a primeira refeição do dia.

A decisão ainda pode sabotar quem quer perder peso ou está em busca de uma alimentação mais saudável. Entre os benefícios de fazer um bom café da manhã, estão o aumento regular da energia, além da melhora do humor e do foco.

A especialista ainda ressalta que essa prática pode não ser prejudicial à jogadora devido ao seu cronograma de treinos e alimentação.

“Ela provavelmente está em minoria como atleta por não tomar café da manhã, mas talvez ela esteja treinando no final do dia e sobrecarregue suas calorias”, disse Turoff.

A expert alerta: “Só porque Williams encontrou uma maneira de fazê-lo funcionar sem tomar o café da manhã não significa que outros atletas, ou mesmo outros não-atletas, devam repetir o gesto”.

 


+ Bem-estar