Fechamento de lotéricas, em Franca, limita pagamento de benefícios sociais

  • Bernardo Teixeira
  • Publicado em 21 de março de 2021 às 09:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Lotéricas de Franca ingressam na Justiça para garantir o funcionamento mesmo com decreto municipal

LIMINAR: Lotéricos de Franca questionam para a Justiça que essa semana está previsto pagamentos de benefícios sociais

 

Um grupo de lotéricos de Franca contrataram um escritório de advocacia para defendê-los sobre a suspensão de atendimento na semana de 22 a 30 de março.

Os lotéricos entendem a necessidade de abertura de suas unidades, mesmo com a ação do prefeito Aelxandre Ferreira que publicou decreto suspendendo qualquer tipo de atendimento no período.

O escritório Bernardini e Ferraz Associados ingressou com liminar para tentar reverter a situação.

Carlos Pereira, dono de duas loterias em Franca e outra em Jeriquara, explicou que “essa semana é de muitos pagamentos”.

LIMITE DE ACESSO

O fechamento das lotéricas limita o acesso de francanos a serviços bancários e pode impedir o recebimento de benefícios sociais.

Segundo os advogados e lotéricos de Franca, 70% dos saques de benefícios sociais do governo federal são realizados por meio de cartões magnéticos nas lotéricas, onde o cidadão pode receber o Bolsa Família, Bolsa Escola, seguro-desemprego, benefícios do INSS, além do PIS e FGTS.

Os estabelecimentos funcionam como agências da Caixa, banco responsável pelos pagamentos.

A advocacia também argumentou que o fechamento das lotéricas durante a pandemia poderia gerar aglomerações de pessoas nas agências bancárias.

No decreto municipal, o prefeito Alexandre autorizou o fechamento de lotéricas e igrejas, afirmando de que esses estabelecimentos devem evitar aglomerações de pessoas e evitar contaminação pelo covid-19.


+ Cotidiano