Greve do DETRAN causa transtornos para auto escolas de Franca

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 29 de junho de 2016 às 22:11
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:50
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Em Franca existem 41 auto escolas cadastradas pelo DETRAN

As auto escolas de Franca tem tido uma certa dificuldade para cumprir os compromissos de entregar as CNHs aos novos motoristas. De acordo com Ronei Felicíssimo, não é possível atender a demanda.

A cidade conta com 41 auto escolas cadastradas e a média de novos alunos é de 550 por mês. Além do transtorno causado com a greve do DETRAN de São Paulo, a aquisição dos simuladores torna-se inviável, já que um aparelho chega a custar R$ 40 mil.

Com a obrigatoriedade de se fazer 5 aulas no simulador desde de janeiro, os CFCs (Centro de Formação de Condutores) de Franca tiveram que unir os proprietários de auto escolas para custear o gasto mensal dos simuladores que funcionam em regime de comodato.

Para Ronei, as exigências do DETRAN a cada ano, dificulta o trabalho das auto escolas que precisam elevar os valores e repassar para os alunos. Em média a pessoa gasta cerca de R$ 2,1 mil para se habilitar.

A lei exige 20 aulas práticas por categoria, 45 horas de aula teórica que são concluídas em 12 dias, e 5 aulas no simulador que, apesar de muito questionado, auxilia e muito o candidato a primeira habilitação. Ronei disse que o aparelho é capaz de simular inclusive, situação de motorista embriagado.

Ele e mais onze proprietários de auto escolas se uniram e abriram um CFC com dois simuladores. A expectativa é um aumento do número de alunos para custear os aparelhos.

O prazo para a emissão da Carteira Nacional de Habilitação é de 15 a 30 dias, mas com a greve da DETRAN o documento está demorando um pouco mais para ser emitido. Ainda não há um acordo com o estado para o atendimento do DETRAN voltar ao funcionamento normal.


+ Cotidiano