Vai viajar? Saiba como evitar o incômodo das dores e inchaço nas pernas

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 6 de janeiro de 2024 às 11:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Janeiro é o mês em que muitas pessoas aproveitam as férias escolares para viajar com toda a família e curtir alguns dias de merecido descanso

Em longos trajetos, é importante alguns cuidados básicos para evitar desconfortos ou até problemas mais sérios – foto Freepik

 

Janeiro é o mês em que muitas pessoas aproveitam as férias escolares para viajar com toda a família e curtir alguns dias de merecido descanso.

Mas para que o passeio ocorra sem preocupação, é importante tomar certos cuidados com o corpo durante a viagem, sobretudo em longos trajetos, viu?

Isso porque, um problema muito comum em viagens de mais de duas horas é o desconforto nas pernas, que tendem a ficar mais inchadas e com uma sensação de peso devido à imobilidade, como explica o médico vascular, Dr. Gustavo Marcatto.

“Permanecer um longo período sentado, como nos casos das viagens longas, prejudica o retorno do sangue dos membros inferiores ao coração”.

“O resultado é uma circulação mais lenta e, consequentemente, o acúmulo de sangue nas pernas, provocando uma sensação de desconforto nos membros inferiores.”

Além das pernas, as mãos e os braços também podem sofrer problemas de circulação em longas viagens. Por isso, o especialista recomenda realizar alongamentos, mesmo sentado, elevando os braços e abrindo e fechando as mãos algumas vezes.

Cuidados básicos e importantes

Segundo Gustavo, o passageiro deve levantar, pelo menos, a cada duas horas, e circular pelo corredor do ônibus ou do avião por, no mínimo, 5 minutos.

No caso dos automóveis, o ideal é que o motorista faça paradas também a cada duas horas para que tanto ele quanto os passageiros possam movimentar as pernas, ajudando na circulação sanguínea.

“É preciso fazer alongamentos e movimentar-se. Mova os tornozelos em círculo e para cima e para baixo. Isso ajuda a ativar os músculos das panturrilhas, auxiliando no bombeamento do sangue”, indica. O método também pode ser praticado pelas crianças.

Outro ponto importante abordado pelo especialista é manter uma boa hidratação durante todo o trajeto, já que a ingestão de água, em qualquer ocasião, ajuda a deixar o sangue mais fluido, facilitando a circulação.

Além disso, ele aconselha a mulherada a deixar os saltos, sapatos requintados e roupas apertadas em casa e prezar pelo conforto durante a viagem. Assim, aposte em peças mais soltas e calçados confortáveis, como um bom par de tênis, por exemplo.

*Informações Terra


+ Saúde