SESI Franca Basquete terá setor para acompanhar a evolução de jovens atletas

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 16 de julho de 2018 às 06:43
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:52
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O DAADE selecionará 30 atletas entre todas as categorias para um grupo de “elite” de jogadores promissores

Além do elenco forte do moderno Centro de Treinamento, outra excelente novidade do SESI Franca Basquete para a próxima temporada é a criação de um departamento bastante inovador na modalidade da bola laranja no Brasil: o DAADE (Departamento de Análise e Avaliação de Desenvolvimento Esportivo).

O DAADE foi criado com o objetivo de aprimorar ainda mais a formação dos atletas do Sesi, desde sua idade inicial até o adulto. Essa área será responsável pelo planejamento de todas as categorias, de maneira toda integrada.

“A ideia surgiu de uma junção de fatores. Primeiro, a estrutura de primeira qualidade que o Sesi concedeu a nós. Segundo, o valor da nossa comissão técnica, que tem profissionais extremamente gabaritados tanto na parte técnica quanto na parte física.

Além disso, temos excelentes atletas nas nossas categorias de base. Tudo isso nos conduziu a criar um departamento que apoiasse o trabalho dos técnicos, seguindo um modelo europeu de cuidar da técnica individual do jogador”, declarou Lula Ferreira, gestor do Franca Basquete.

O DAADE selecionará 30 atletas entre todas as categorias para um grupo de “elite” que os treinadores consideram promissores para o futuro do basquete francano e do Brasil. Eles passarão por treinos individuais especializados de acordo com a necessidade de cada um, previamente estudada pelo departamento.

Além disso, todos os atletas da base francana passarão por análises e estudos e farão parte de uma metodologia de trabalho que não se limitará apenas ao Franca, mas também a todas as equipes de basquete do Sesi ao redor do Estado de São Paulo.

O corpo técnico do DAADE será liderado pelo técnico Jhonatan Cintra, contratado especialmente para dar os treinos individuais aos atletas selecionados. Além disso, como já foi dito, todos os outros treinadores das demais categorias seguirão a metodologia aplicada pelo departamento.

“Os técnicos das categorias de base do Sesi Franca Basquete não têm nenhuma obrigação de ganhar campeonato, mas sim de formar atletas, formar pessoas. Teremos protocolo de análise de fundamentos para os atletas, treinos particulares com horário determinado e obrigatório, com um planejamento de evolução para cada um”, comentou Lula Ferreira, que completou:

“É um trabalho a longo prazo, com planejamento integrado entre todas as categorias. Ao longo dos anos esperamos ter, no adulto, uma margem de 70 a 80% dos atletas vindas desse departamento e não necessariamente de contratações”, finalizou o gestor do Sesi Franca.


+ Basquete