Reaquecer alimentos na air fryer é uma maneira simples de recuperar aquela boa textura dos recém-preparados, mas é preciso ter cautela. Veja o que funciona e o que evitar
Praticidade, eficiência e custo-benefício são palavras geralmente atribuídas a uma air fryer – foto Freepik
Praticidade, eficiência e custo-benefício são palavras geralmente atribuídas a uma air fryer.
O eletrodoméstico tornou-se um item quase indispensável nos lares brasileiros por oferecer inúmeras funções, como assar, grelhar, gratinar, esquentar e desidratar alimentos. Tudo isso sem usar óleo, sendo ideal para quem busca opções mais saudáveis.
Por outro lado, é preciso redobrar a atenção ao escolher qual comida pode ser reaquecida na fritadeira elétrica para evitar possíveis danos no aparelho e até mesmo acidentes.
É possível esquentar comida na air fryer?
Sim, é possível esquentar comida na sua air fryer. Para certos tipos de alimentos, o dispositivo pode ser uma opção interessante, pois consegue devolver a textura crocante e àquela aparência de feito na hora.
Entretanto, é importante ressaltar que o aparelho não é a melhor opção para todos os tipos de preparos. Alimentos líquidos, como sopas, caldos e molhos, não são ideais para serem reaquecidos.
Isso ocorre porque o ar quente pode fazer com que os líquidos espirrem para dentro do equipamento, causando sujeira e possíveis danos nos componentes da fritadeira.
Quais alimentos funcionam bem para reaquecer?
A grande vantagem de reaquecer alimentos na air fryer é a capacidade de restaurar a crocância. O ar quente que circula pelo cesto é excelente para receitas que perderam a textura original após algum tempo na geladeira.
Nesses casos, é possível que a textura dos alimentos seja melhor do que se forem levados ao micro-ondas.
Fatias de pizza, por exemplo, recuperam a massa crocante e o queijo derretido como se tivessem acabado de sair do forno, evitando aquela textura borrachuda comum no reaquecimento tradicional.
O mesmo vale para salgados fritos: coxinhas, pastéis e quibes perdem o aspecto encharcado e voltam a ter uma casquinha seca e crocante.
Até mesmo pratos mais elaborados, como lasanhas, se beneficiam do reaquecimento na fritadeira sem óleo. Além de garantir que o calor seja distribuído de maneira uniforme, a air fryer pode gratinar novamente o queijo na superfície, adicionando um toque especial à refeição.
O que evitar de esquentar na air fryer
Apesar da sua versatilidade, a tecnologia de ar quente da fritadeira elétrica não é adequada para todos os tipos de alimentos e recipientes.
O principal ponto de atenção está em comidas muito úmidas ou líquidas, que não reagem bem ao calor, e em materiais que não são seguros para altas temperaturas. Ignorar essas restrições pode estragar sua refeição, e acabar danificando o aparelho.
Dicas para aquecer corretamente na air fryer
Para garantir que seus alimentos fiquem com aquela aparência e sabor de recém-preparados, é válido seguir algumas dicas simples que fazem toda a diferença no resultado final.
Primeiro, ajuste a temperatura. Para reaquecer, não é necessário usar a potência máxima do aparelho. Temperaturas mais baixas, entre 160 °C e 180 °C, são ideais, pois aquecem o alimento por dentro sem queimar a superfície.
Um exemplo disso é o pão francês. Para isso, umedeça levemente a parte externa dos pães com um pouco de água e, em seguida, coloque-os na fritadeira por três a cinco minutos a uma temperatura de 160°C.
Sobre o uso de acessórios, você pode usar papel alumínio ou formas pequenas de materiais resistentes ao calor, como vidro refratário ou silicone.
Ao usar papel alumínio, certifique-se de que ele cubra apenas o fundo do cesto e esteja bem preso sob o peso do alimento. Se o papel estiver solto, ele pode ser sugado pelo ventilador do aparelho, bloqueando a saída de ar e causando possíveis danos.
Air fryer substitui o micro-ondas?
Apesar de algumas funções se sobreporem, a air fryer não substitui completamente o micro-ondas. Na verdade, os dois eletrodomésticos são complementares e cada um tem um propósito ideal na cozinha.
A escolha entre um e outro pode variar dependendo das suas necessidades diárias.
A fritadeira elétrica, nesse caso, ganha vantagem em relação à textura, sendo uma escolha certa para dourar, grelhar e devolver a crocância aos alimentos.
Já o micro-ondas traz praticidade e velocidade, especialmente para aquecer líquidos, como sopas e para descongelar alimentos de forma rápida.