Com mudanças de hábitos e rotinas, francanos aumentam a procura por seguros

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 17 de junho de 2022 às 10:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Pequenos e médios empresários da região de Franca tiveram nova percepção sobre os riscos inesperados que um negócio está suscetível

Antônio Edmir Ribeiro, diretor Territorial da MAPFRE para o Interior de São Paulo

A pandemia de Covid-19 gerou diversas mudanças nos hábitos da população, que resultaram em novos padrões de consumo. Esse cenário refletiu diretamente no mercado de seguros – com os consumidores tendo uma nova percepção sobre a importância de proteger seus bens e sua família.

Isso não foi diferente na região de Franca, que observou um aumento expressivo na procura por seguros entre janeiro e maio deste ano em comparação ao mesmo período de 2021.

Prova disso foi o aumento de 50% registrado pela MAPFRE, uma das maiores companhias de prestação de serviços nos mercados segurador e financeiro do mundo, na procura por seguro residencial.

Valorização

Com a necessidade de isolamento social e a mudança para um regime de trabalho remoto ou híbrido, o consumidor passou a valorizar mais seu imóvel e a zelar pelo local.

Esse investimento em cuidado e o aumento de aquisições de seguros foi explicado pelo diretor Territorial da MAPFRE para o Interior de São Paulo, Antônio Edmir Ribeiro.

“Muitas pessoas passaram a trabalhar de casa e isso as levou a cuidar e valorizar mais seus imóveis, realizando pequenos reparos com eletricistas, encanadores, chaveiros, entre outros, benefícios estes que compõem uma apólice de seguro residencial. Isso valorizou muito o produto aos olhos dos consumidores.”

O seguro empresarial foi outro que apresentou forte crescimento, em torno de 130%.

“Os pequenos e médios empresários da região de Franca tiveram uma nova percepção sobre os riscos inesperados que um negócio está suscetível. Sendo assim, muitos buscaram o seguro empresarial como forma de proteger tanto as suas vidas, de seus colaboradores e de terceiros, como dos bens das próprias empresas”, explica o executivo.

Além do setor residencial e empresarial, outro segmento que foi aquecido na cidade de Franca foi o agrícola. Por ser uma região com grande destaque na produção de café, os eventos e mudanças climáticas, como os fenômenos El Niño e La Niña, geraram alterações atmosféricas e resultaram em secas ou períodos longos de chuvas em diferentes regiões afetando, desse modo, safras e plantações.

Franca teve um aumento de 37,4% nas vendas de seguros agrícolas, que ocorreu devido ao impacto causado pelo clima, além dos incentivos governamentais, como pontua o diretor territorial da MAPFRE.

Seguro agrícola

“A maior variação climática e o impacto no negócio decorrente de perdas de safra fizeram com que os agricultores da região buscassem mais proteção. Além disso, o incentivo do Governo Federal e Estadual em oferecer subvenção para pagar parte do valor do seguro também foi um fator que estimulou a maior procura pelo produto”. 

Como conclusão para o crescimento de todos os seguros na região, Antônio Edmir Ribeiro afirma que a incerteza acarretada pelo cenário pandêmico e a imprevisibilidade climática trouxeram uma nova percepção sobre a importância da aquisição de um seguro.

“As pessoas perceberam que seguro não se trata de uma despesa, mas sim um investimento, ou seja, uma garantia financeira frente às adversidades. Nem todos os impactos podem ser previstos, mas eles podem ser sanados pelas coberturas de um seguro adequadas à realidade de cada indivíduo, principalmente se for proveniente de uma seguradora de confiança”.

Sobre a MAPFRE – No País desde 1992, a MAPFRE é um grupo multinacional que forma uma das maiores companhias de prestação de serviços nos mercados segurador e financeiro. Em 2021, suas receitas globais atingiram 27,2 bilhões de euros. Especialista em suas áreas de negócio, atua no Brasil em seguros, previdência, investimentos, consórcios, capitalização e assistência a residências e veículos.

Para mais informações sobre a companhia acesse este link.


+ Economia