O calendário mostra ao menos 9 feriados em dias de semana e vários em segundas ou sextas-feiras, o que permite emendar
Em 2026 quase todos os feriados nacionais vão cair em dias de semana. E para muitos trabalhadores brasileiros, isso significará mais dias de folga e lazer.
O cronograma oficial de feriados nacionais e de pontos facultativos do ano de 2026 ainda não foi publicado pelo governo federal. Mas como a lista de feriados nacionais definidos por lei é conhecida, já dá para planejar as folgas ao longo do ano.
Serão ao menos 9 feriados em dias de semana e vários em segundas ou sextas-feiras, o que permite emendar. Incluindo na contas também pontos facultativos já certos, como o Carnaval e Corpus Christi, o número de dias úteis com chance de folga vai passar de 10 em 2026.
Veja a lista de folgas de 2026
1/1/26 – quinta-feira: Confraternização Universal
16/2/26 – segunda-feira: Carnaval (ponto facultativo)
17/2/26 – terça-feira: Carnaval (ponto facultativo)
3/4/26 – sexta-feira: Paixão de Cristo
21/4/26 – terça-feira: Tiradentes
1/5/26 – sexta-feira: Dia do Trabalho
4/6/26 – quinta-feira: Corpus Christi (ponto facultativo)
7/9/26 – segunda-feira: Independência do Brasil
12/10/26 – segunda-feira: Nossa Senhora Aparecida – Padroeira do Brasil
2/11/26 – segunda-feira: Finados
15/11/26 – domingo: Proclamação da República
20/11/26 – sexta-feira: Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra
25/12/26 – sexta-feira: Natal
Feriados em Franca
No caso de Franca, existem ainda três feriados adicionais: o feriado estadual de 9 de julho, que vai cair numa quinta-feira, o que também permitirá emenda com a sexta-feira, dia 10 de julho, a depender de decisão da Prefeitura de Franca.
Outros dois feriados são municipais: o de 28 de novembro, aniversário da cidade, que em 2026 vai cair num sábado e o dia da Padroeira, em 8 de dezembro, vai cair numa terça-feira, o que também permite emenda na segunda-feira, dia 7 de novembro, também a depender de decisão da Prefeitura de Franca.
De acordo com uma notícia do portal IstoÉ Dinheiro, governos costumam decretar ponto facultativo nas sextas-feiras seguintes a feriados de quinta. Da mesma forma, muitas companhias adotam a prática por meio de acordos de compensação de horas (banco de horas) ou simplesmente liberam seus funcionários, especialmente em períodos de menor atividade como Carnaval e o dia após o Natal.