Paciente recupera movimentos do braço após microcirurgia na Santa Casa de Franca

  • Robson Leite
  • Publicado em 5 de fevereiro de 2022 às 12:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Unidade de Ortopedia é referência em ensino para a Residência Médica, fornecendo aprendizado de alto nível aos médicos residentes

No dia 10 de setembro de 2020, Marcelo Alvarenga, 43 anos, sofreu um grave acidente de bicicleta, que causou importantes lesões no seu antebraço e uma lesão do plexo braquial alta à esquerda.

Ele teve perda da capacidade de flexão do cotovelo com antebraço supinado. Após realização de eletroneuromiografia foi constatada uma lesão pós-ganglionar de tronco superior.

Assim, Marcelo teve sua rotina de vida alterada e prejudicada, precisando ser afastado de seu trabalho como auxiliar de pedreiro. Começava aí uma sequência de idas e vindas para o hospital e clínicas, na tentativa de recuperar os movimentos perdidos do braço.

Após um período de acompanhamento com fisioterapia, sem evolução do quadro, o paciente foi encaminhado para o médico ortopedista Laurence Dias de Oliveira, diretor técnico no Grupo Santa Casa de Franca, tendo sob sua responsabilidade os Hospitais do Coração e do Câncer (que fazem parte do Grupo).

Neurotização de Oberlin

O médico conversou com o paciente Marcelo e indicou um tratamento cirúrgico que poderia ter bastante sucesso para o seu caso.

Em agosto de 2021, mediante concordância do paciente, o médico, baseado na literatura, realizou a cirurgia de Neurotização de Oberlin, um procedimento que localiza um nervo doador (Nervo Ulnar), sendo individualizado um segmento e transferido para o nervo lesado (nervo musculocutâneo).

“Todo o procedimento cirúrgico foi realizado com o auxílio de lupas de aumento e as suturas reforçadas com cola de fibrina”, observou Dr. Laurence.

Após o repouso e a reabilitação o paciente recuperou a função do braço. Atualmente, segue com exercícios para fortalecimento e retomada gradual da força, movimentos e habilidades, o que é considerado um enorme ganho diante das condições iniciais.

Nova perspectiva

O paciente Marcelo Alvarenga falou que “realmente essa cirurgia me trouxe uma nova perspectiva na rotina de vida diária; ainda estou afastado do meu trabalho, mas já tive uma boa evolução nos movimentos do meu braço; posso fazer coisas no dia a dia que antes não tinha como realizar”.

Ele agradeceu a atenção dos profissionais da Santa Casa de Franca, onde foi bem atendido – e principalmente ao Dr. Laurence, que teve essa iniciativa de lhe propor a cirurgia, proporcionando-lhe essa nova qualidade de vida.

O médico Laurence Dias de Oliveira explicou que a área de Ortopedia do Grupo Santa Casa de Franca mantem um serviço de excelência, credenciado pela SBOT – Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.

“A unidade de Ortopedia da instituição é referência em ensino para a Residência Médica, fornecendo aprendizado prático de alto nível aos médicos residentes, com preceptores altamente capacitados e especializados, com reconhecimento do Ministério da Educação e Cultura – MEC”, disse o dr. Laurence.

Capacidade técnica

“Por isso, temos capacidade técnica e o suporte necessário para atuar em casos como o do paciente Marcelo Alvarenga, obtendo sucesso. É preciso enfatizar que é um serviço que atende a população através do SUS – Sistema Único de Saúde”, concluiu.

Dr. Laurence ainda fez questão de destacar o trabalho de excelência dos médicos preceptores responsáveis pelo ensino na Residência Médica, citando-os: Dr. Cláudio Ortiz Silveira (chefe de serviço), Dr. Francisco Luís Coelho Rocha, Dr. Laurence Dias de Oliveira (Presidente da COREME), Dr. Bruno Finoti Barini, Dr. Daniel Machado, Dr.Gabriel Druzzili Pelizaro, Dr. Gustavo Trajano de Freitas Barão, Dr. Leonardo Druzzili Pelizaro, Dr. Marcelo Mazzotta Sampaio, Dr. Marcos Bruxelas de Freitas, Dr. Maurício Chaves Bartocci, Dr. Pedro Luiz Silvestrini, Dr. Renato Bruxelas de Freitas, Dr. Ronan Faleiros Júnior.

Citou ainda o empenho dos médicos residentes, o apoio total e irrestrito do Dr. Ciro de Castro Botto (diretor clínico) e Dr. Eduardo Migani Teixeira (diretor técnico da Santa Casa de Franca) – e a atuação de toda a equipe de enfermagem e técnicos atuantes no setor de Ortopedia e Traumatologia da Santa Casa de Franca.

Marcelo Alvarenga com Dr. Laurence Dias de Oliveira (ao Centro), junto com residentes e enfermeiro da equipe

+ Saúde