Moradores registram tremores em várias cidades do interior do estado de São Paulo

  • Robson Leite
  • Publicado em 10 de abril de 2021 às 18:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Vários internautas relataram “tremor de terra” na região de Catanduva e em muitas cidades daquela região na manhã de sexta-feira (09).

Pela segunda vez em duas semanas, moradores de diversas cidades do Oeste Paulista (de Novo Horizonte a José Bonifácio, passando por Itajobi, Marapoama e Elisiário) sentiram um “barulho forte” e um tremor leve por volta das 9h.

Vários internautas (ou “sismonautas”, como são chamados pelos órgãos oficiais) deixaram seus relatos em sites de internet.

Alguns relataram que “tremeram janelas e portas de vidro”, “barulho muito forte, como se algo tivesse batido ou caído”.

Nada foi registrado nas estações da Rede Sismográfica Brasileira, a mais próxima em Bebedouro, a apenas 60 km de Itajobi, uma das cidades mais atingidas.

Um tremor de terra sentido num raio de mais de 30 km teria uma magnitude 3,5 na escala Richter e seria registrado por estações sismográficas até mais de 1000 km de distância.

O mesmo fenômeno ocorreu no dia 26 de fevereiro: um tremor foi sentido praticamente nas mesmas cidades e nada foi detectado na rede sismográfica.

Portanto, a rede de sismógrafos da Universidade de São Paulo descartou a hipótese de tremor de terra natural.

Os efeitos relatados pelas pessoas e a grande área de percepção indicam que muito provavelmente se trata de choque provocado pela quebra da barreira do som por aviões a jato (o chamado “sonic boom”).

Essa onda de choque pelo ar provoca vibração de janelas e portas e pode provocar leves tremores no chão também.

Um jato na velocidade do som percorreria a distância entre essas cidades em 3 ou 4 minutos.

Os internautas relataram os horários do “tremor”, indicados na Fig. 1. Se descontarmos que muitos arredondaram a hora para “09:00”, os relatos possivelmente mais precisos indicam que o tremor atingiu as cidades entre “08:53” e “09:03”.

Considerando a imprecisão com que percebemos a hora nesses momentos, pode-se dizer que os horários são compatíveis com um jato supersônico sobrevoando a região.


+ Cotidiano