“Ser Voluntário” exige comprometimento.

  • Construindo Cidadania
  • Publicado em 23 de fevereiro de 2022 às 21:30
  • Modificado em 23 de fevereiro de 2022 às 21:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Lendo esta semana um artigo de Caetano Tona, pincei uma frase para começar meu texto de hoje: “Quase que uma unanimidade, as pessoas se surpreendem e duvidam de que alguém possa se dedicar de forma comprometida a algo, alguma causa, sem que haja uma recompensa financeira, diretamente ligada a ela. Essa com certeza é a conclusão de muitas pessoas.”

Deixando bem claro que para ser voluntário se exige o comprometimento e sem dúvida é possível se dedicar a uma causa qualquer desta forma. Aqui é um caso bem real, escrevo estas colunas voluntariamente, todos que a publicam, também é voluntariamente e em momento algum fizemos isto com pouca vontade. Estou muito perto de um número marcante, de 200 colunas escritas, 200 semanas ininterruptas de colunas escritas e enviadas há um número grande de publicações, algumas deixaram no meio do caminho, outras são firmes em seus propósitos e seguem publicando e espero que outras possam se juntar ao grupo para espalhar este conhecimento sobre um assunto tão importante e pouco divulgado.

Certamente ainda poucos reconhecem a importância do trabalho voluntário, mas cabe aqui algumas recordações: somos em aproximadamente 27.000.000 de voluntário no Brasil, 93% da população acredita que o trabalho voluntário é importante para ela e  para a sociedade, 71% dos brasileiros tem interesse me fazer algum tipo de trabalho voluntário, entre outros dados interessantes divulgados pela pesquisa do Itaú Social e Instituto Unibanco de 10/21, estamos assim falando de um movimento que é quase unanimidade na população brasileira, onde quase nenhuma tema consegue esta marca e perceba, sem falar em ganhos materiais.

Portanto está decretado o assunto é interessante e importante para a maioria esmagadora de nosso universo chamado Brasil.

Sendo assim declaro que vou continuar com este nosso encontro semanal e comemorar de alguma forma nossa coluna de número 200 e antes que me esqueça, estamos em festas, desejo a você e sua família, um NATAL com muitas alegrias, para o ano que se inicia só posso desejar saúde e paz, isso certamente nos trará o restante que precisamos para continuar nossa jornada. Até a próxima semana.


+