Francanos já se preparam para o horário de verão, que começa no domingo

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 13 de outubro de 2017 às 07:39
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:23
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Durante o período, é comum as pessoas fazerem corridas e caminhadas em Franca

O h​orário de verão deste ano começa à 0h do próximo domingo, 15, quando os relógios deverão ser adiantados em uma hora. A mudança é adotada em 10 Estados, inclusive São Paulo, e no Distrito Federal e vigora até a meia-noite de 17 de fevereiro de 2018.

Em Franca, muita gente que quer entrar em forma para o verão costuma aproveitar os dias mais longos para realizar exercícios físicos ao ar livre, como corridas e caminhadas, pelas ruas e recintos fechados da cidade, como Poliesportivo e Parque “Fernando Costa”.

Fernando Henrique e sua mulher, Cristina, já estão preparados. Ele afirma que, fora do período de horário de verão, eles se exercitam em academias mas que, agora, dão preferência ao ar livre. 

“Até por questão de segurança, com o dia claro e mais gente na rua a gente fica mais tranquilo em caminhar e correr pelas ruas de Franca e no Póli, onde já se registraram roubos durante a noite. Por mim, o horário de verão seria direto”, afirmou o comerciário.

O ajuste dos relógios vale para a população dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

Com o horário de verão aplicado ao “horário de Brasília”, o leste do Amazonas e os Estados de Roraima e Rondônia ficam com duas horas a menos em relação ao horário de Brasília; Acre e oeste do Amazonas ficam com três horas a menos.

Criado com a finalidade de economizar energia durante os meses mais quentes do ano, quando os dias também são mais longos, a medida foi adotada no Brasil pela primeira vez em 1931.


+ Cotidiano