Franca acende sinal de alerta para infestação do mosquito da dengue na cidade

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 27 de janeiro de 2022 às 17:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Resultado da análise foi de 1,9%, o que intensifica o sinal de alerta e indica a possibilidade do aumento da transmissão do vírus da dengue

Avaliação de densidade larvária em Franca

 

A Vigilância Ambiental de Franca  encerrou, nesta semana, a atividade de Avaliação de Densidade Larvária (ADL) após análise das amostras de larvas coletadas em 4,5 mil imóveis em todas as regiões da cidade.

O resultado foi de 1,81%, o que indica sinal de alerta para infestação do mosquito Aedes aegypti no município.

Esse índice é calculado relacionando imóveis positivos (com larvas) e número de locais pesquisados, ou seja, a cada 100 imóveis visitados, 1,81 tinham larvas do mosquito.

Os índices são classificados entre satisfatório (abaixo de 1%), alerta (de 1% até 3,9%) e alto risco (igual ou acima de 4%). Outro índice analisado pelos técnicos foi o de imóveis com focos do vetor, aqueles nos quais foram encontrados recipientes onde o mosquito poderia se proliferar.

O resultado dessa segunda análise foi de 1,9%, que intensifica o sinal de alerta e indica a possibilidade do aumento da transmissão do vírus da dengue.

Entre os recipientes, nos quais foram encontradas larvas, cinco destacaram-se por aparecerem em vários imóveis, entre os objetos estão utensílios como pratos/pingadeira de vaso de planta; balde/regador; lata/frasco/plástico utilizáveis; depósitos de água (como caixas d’água e tambores não ligados a rede) e pneus.

Mobilização geral

A equipe do controle de vetores intensificou o trabalho em áreas com risco de transmissão de dengue e conta com o apoio de toda população.

Como a maioria dos recipientes identificados são de utilidade para o morador e não há possibilidade de eliminação, a orientação é a realização diária de medidas simples, como colocar areia até a borda dos pratos/pingadeiras de vasos de plantas ou realizar furos nos mesmos para que a água possa escoar; cobrir os depósitos de água (tambores, latas, baldes) com tampa, tela mosqueteira ou toalha, vedando a entrada; guardar os pneus em local coberto ou descartar adequadamente nos estabelecimentos revendedores da marca.

Mais informações pelos telefones 3711-9408 ou 9415.


+ Saúde