Tempo segue seco em Franca; saiba como respirar melhor nesses dias e evitar doenças

  • Marcia Souza
  • Publicado em 29 de junho de 2022 às 06:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Confira dicas de médica sobre como manter bem a respiração e a pele durante períodos mais secos

Confira dicas de médica sobre como manter bem a respiração e a pele durante períodos mais secos

Com a estiagem das chuvas e as temperaturas em torno de 26° registradas nos últimos dias, a umidade relativa do ar em Franca tem ficado muito baixa.

A tendência é que o calor e a sensação térmica aumentem nos próximos dias, com previsão de temperaturas acima dos 28ºC.

E não há, segundo o Instituto Climatempo, previsão de chuva. Assim, vale qualquer alternativa para combater o mormaço e respirar melhor nesses dias.

Especialistas explicam quais cuidados tomar para evitar o comprometimento da respiração durante esse período, além de desmistificar alguns truques caseiros.

Ar seco e poluição

De acordo com a otorrinolaringologista Juliane Moreira Barbosa, sem os cuidados devidos, o ar seco pode causar inflamações ou lesões ao aparelho respiratório.

Outro ponto destacado pela especialista é que, quando há diminuição nas chuvas, a incidência dos poluentes atmosféricos, considerados vilões do aparelho respiratório, aumenta.

“O ar precisa ser umidificado antes de chegar aos pulmões, para que a sua função de oxigenação seja adequada, a chamada troca gasosa, na qual o oxigênio entra e o gás carbônico é eliminado”, esclarece.

Para ajudar a amenizar os efeitos do calor e da secura do ar, que incluem ressecamento das mucosas, dor de cabeça, garganta seca e até sangramentos no nariz, é natural recorrer a eletrodomésticos ou medidas caseiras. Juliane explicous a eficácia de algumas delas ao site Metrópoles – WWW.metropoles.com.br. Confira:

Toalha molhada e bacia com água

Molhar toalhas e manter bacias com água por perto são truques eficientes contra o ar seco do ambiente. Juliane explica que, embora não apresentem a mesma eficácia que umidificadores, servem de solução para quem precisa imediatamente ou não tem acesso aos aparelhos elétricos.

No entanto, é preciso tomar precauções ao aderir aos truques caseiros. Não é recomendado deixar bacias ou baldes com água perto de crianças pequenas. Isso pode causar acidentes.

No caso das toalhas, é indicado manter janelas e portas abertas para arejar o ambiente e evitar a proliferação de fungos e bactérias. Além disso, o ideal é que o item fique aberto, nunca enrolado, porque pode acarretar mau cheiro.

Umidificador

Conhecido pela utilidade durante os períodos de estiagem, os umidificadores são aliados contra a baixa umidade do ar. Porém, segundo Juliane, é importante saber como usar, do contrário, são capazes de aumentar a proliferação de fungos e ácaros. Assim, o dano respiratório é ainda maior do que a secura do ar.

“É recomendado por períodos curtos, cerca de uma a duas horas antes de dormir, de preferência no banheiro. Quando ligado por longos períodos, o aumento excessivo da umidade pode mofar móveis, por exemplo, principalmente no quarto e na sala, com a presença de estofados”, salienta a especialista.


+ Clima