Conheça a fruta capaz de preservar a memória e a saúde dos olhos

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 19 de novembro de 2023 às 20:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Pesquisas científicas já provaram a capacidade dessa fruta em trazer benefícios para a saúde dos olhos, do cérebro e do coração

Pesquisas comprovam que a uva preserva a memória, saúde dos olhos e previne doenças neurodegenerativas – foto Freepik

 

As frutas são alimentos essenciais em qualquer dieta pois trazem vários benefícios para a saúde do corpo. A uva, por exemplo, é capaz de preservar a memória, proteger a saúde dos olhos e prevenir doenças neurodegenerativas, segundo pesquisas científicas.

Em artigo publicado na revista Nutrition, pesquisadores da Universidade de Miami, nos Estados Unidos, provaram que a uva foi capaz de combater o estresse oxidativo e preservar a saúde ocular em um experimento laboratorial de degeneração de retina.

Segundo os pesquisadores, as substâncias antioxidantes presentes na fruta colaboraram para evitar problemas como catarata e a perda da acuidade visual.

Saúde do cérebro

Um outro trabalho realizado por pesquisadores da Universidade da Califórnia mostrou o poder da uva contra o declínio cognitivo.

Os voluntários consumiram uvas duas vezes por dia durante seis meses e, em seguida, exames de imagem e testes mostraram os efeitos.

Os voluntários que seguiram a dieta com uvas conseguiram retardar o declínio metabólico de áreas cerebrais relacionadas ao Alzheimer.

Os cientistas já sabiam que a baixa atividade metabólica nestas áreas era uma marca registrada do estágio inicial da doença.

Além disso, os voluntários que consumiram uvas também tiveram um aumento de atividade em outras áreas do cérebro e apresentaram melhorias nas habilidades de foco e realização de tarefas. As descobertas foram publicadas na revista Experimental Gerontology.

Doenças cardíacas

A uva também é bastante conhecida por seus efeitos positivos na saúde cardiovascular. Várias pesquisas mostram que incluí-la na dieta auxilia na redução da pressão arterial e contribui para a redução do colesterol LDL, ajudando a proteger as pessoas contra doenças cardíacas.

A fruta possui ainda boas quantidades de vitaminas do complexo B e de ferro, nutrientes importantes para várias funções do corpo.

*Informações Metrópoles


+ Ciência