Chia pode ser aliada na perda de peso, mas seu uso esconde segredos. Veja aqui!

  • Roberto Pascoal
  • Publicado em 3 de janeiro de 2024 às 06:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Alimentação equilibrada é fundamental para uma vida plena

É verdade mesmo que tomar água com chia emagrece? A resposta é sim e não.

Sim, porque a chia pode ser uma aliada no processo da perda de peso, e ao mesmo tempo não porque ela não trabalha sozinha e precisa ser parte de um plano que inclua atividade física e alimentação balanceada para ter o efeito desejado.

Composta por diversos nutrientes e capaz de trazer uma série de benefícios para a saúde, a chia (salvia hispanica) se popularizou nos últimos anos como “queridinha” das dietas de emagrecimento.

Produzida no Cerrado e no Sul, ela passou também a ser importada do México, sua região originária, para suprir a alta na demanda.

Suas sementes ganharam os holofotes e, mais recentemente, se espalhou a informação de que tomar um copo d’água com uma colher de sopa de sementes de chia antes de cada refeição emagrece.

Segundo o endocrinologista Henrique Passos, para entender os benefícios e mitos que cercam a chia, não é tão complicado. Veja as dicas:

– A chia é um alimento espetacular e que, neste momento, se tornou o grande queridinho que resolve todos os problemas: reduz colesterol, diminui a glicose, emagrece, regula o intestino. Isso é verdade, mas não existe mágica.

– Tomar uma colher de sopa de chia no copo d’água antes de cada refeição não vai emagrecer ninguém se esse alguém não fizer atividade física, beber bastante água, dormir bem e tiver uma alimentação adequada e equilibrada.

-A chia colabora nesse processo, mas não é ela por si só que faz você emagrecer – explica Regina.

Como deve ser tomada a água com chia?

Para alcançar benefícios para saúde ao consumir a semente, o recomendado é que se misture uma ou duas colheres de sopa de chia para um copo d’água (250 mL) em temperatura ambiente.

A ingestão deve ser feita enquanto a pessoa estiver em jejum ou com cerca de 30 minutos de antecedência para a próxima refeição, como o almoço.

Para tornar seu sabor mais agradável, é possível aromatizar a água com chia com algumas opções, como limão, rodelas de laranja com um pedaço de canela em pau, tiras finas de gengibre com hortelã ou pepino cortado em palitos.


+ Bem-estar