Carboidratos são os vilões das dietas, mas nutricionista explica que não é bem assim

  • Roberto Pascoal
  • Publicado em 10 de março de 2024 às 16:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O consumo destes alimentos tem que ser feito de forma consciente

macarrão à bolonhesa

Ao iniciar uma dieta, seja para perder peso ou ganhar massa magra, é muito comum que as pessoas comecem cortando carboidratos.

No entanto, essa é uma estratégia ruim, uma vez que o alimento representa uma importante fonte de energia para o corpo e tem papel fundamental no bom funcionamento do organismo.

O nutricionista Matheus Motta, responsável pelo programa Vigilantes do Peso no Brasil, sustenta que os carboidratos não prejudicam o processo de emagrecimento, desde que sejam ingeridos em quantidade limitada e venham de uma fonte de boa qualidade.

“Se você consumir mais carboidratos do que seu corpo precisa para a energia diária, o excesso será armazenado como gordura, prejudicando o processo de perda de peso. Se você consumir a quantidade adequada, o consumo será benéfico”, explica Matheus.

Além disso, a restrição total a esse grupo de alimentos pode causar sintomas desagradáveis, como cansaço, tontura, dor de cabeça, enjoo, fraqueza e falta de ar.

Matheus alerta para as fontes de consumo, uma vez que os carboidratos refinados – como os do pão branco e das farinhas comuns – podem causar picos de açúcar no sangue, levando a uma sensação de fome constante.

Para ajudar quem está iniciando uma dieta equilibrada, Matheus dá três conselhos relacionados ao consumo de carboidratos:

Opte por grãos integrais

Ao escolher uma massa para comer, como pão ou macarrão, opte pela versão integral, que fornece melhores fontes de fibras e outros nutrientes importantes.

“Os cereais refinados passam por um processo que remove justamente a parte dos grãos com mais fibras e nutrientes”, afirma o nutricionista.

Equilibre as porções

O nutricionista orienta que os carboidratos sejam consumidos junto com fontes de proteínas e gorduras saudáveis.

Por exemplo, arroz integral, feijão, frango grelhado e salada de legumes com azeite de oliva formam uma ótima combinação para quem busca uma alimentação balanceada.

Evite os alimentos com açúcar adicionado

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo total de açúcar adicionado não pode ultrapassar 10% das calorias totais consumidas em um dia.

Por isso, Matheus orienta que as pessoas em busca do emagrecimento evitem doces, alimentos processados e refrigerantes.


+ Bem-estar