Cansaço durante o dia? Confira dicas para “acordar” após uma noite mal dormida

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 7 de março de 2024 às 21:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Quando se tem uma noite mal dormida, pode ser difícil vencer a sensação de peso e fadiga, mas essas táticas podem te ajudar

A falta de sono afeta negativamente a cognição e pode causar ansiedade e depressão – foto Shutterstock

 

Um bom sono é extremamente importante para a saúde, o bem-estar e para passar os dias com mais entusiasmo.

O mais indicado, nesse sentido, é dormir profundamente por pelo menos oito horas por noite. Contudo, isso é bem mais complicado de fazer do que de falar, não é mesmo?

No dia a dia, por várias razões, aparece de vez em quando uma noite mal dormida e não dá para simplesmente tirar uma folga no dia seguinte para compensar o sono perdido.

Isso causa uma variedade de problemas, afetando negativamente a capacidade de tomada de decisões, a memória e a atenção e aumentando sintomas de ansiedade e depressão.

Assim, nessas ocasiões, é preciso usar algumas estratégias para recuperar um pouco da disposição. Veja a seguir alguns truques indicados pelo médico nutrólogo Dr. Ronan Araujo:

Soneca breve

Para “limpar a névoa” de uma noite mal dormida, a primeira recomendação é uma soneca breve. Limitar esse repouso a 30 minutos pode prevenir a inércia do sono e revitalizar as funções cognitivas comprometidas.

Consumo de cafeína

A cafeína ajuda a trazer um temporário estado de alerta e cognição. Todavia, preste atenção na quantidade, viu?

Embora benéfica nessa situação, a cafeína em excesso tem seus efeitos adversos, como ansiedade e aumento da frequência cardíaca.

Atividade física

Essa é outra poderosa aliada após uma noite mal dormida! A atividade física combate os efeitos da provação de sono tanto a curto quanto a longo prazo.

Exposição à luz natural

A exposição à luz natural, especialmente ao meio-dia, pode aumentar significativamente o estado de alerta.

Inclusive uma caminhada ao sol é uma excelente forma de combinar os benefícios da luz com os do exercício. Dois bons hábitos em um!

Melhorar a rotina de sono nos dias seguintes

Apesar de todas essas dicas ajudarem, elas não substituem um bom sono. Por isso, após uma noite mal dormida, a única forma de resolver mesmo o problema é garantir um sono melhor nos dias seguintes.

“Isso significa criar um ambiente propício ao descanso, estabelecer uma rotina relaxante antes de dormir e priorizar o sono como um componente essencial do bem-estar geral”.

“O sono não é apenas um período de descanso, mas um estado ativo essencial para a recuperação física e mental, crucial para manter a saúde e melhorar a qualidade de vida” diz o Dr. Ronan Araujo.

Além disso, o especialista destaca que é crucial tomar alguns cuidados no dia após uma noite mal dormida.

Evite dirigir e adapte as suas demandas ao longo do dia para que a fadiga não cause problemas ainda mais graves.

*Informações Alto Astral


+ Bem-estar