Uma em cada 10 crianças desenvolve Covid longa, diz estudo

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 18 de setembro de 2021 às 11:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Pesquisa israelense revelou que crianças infectadas pelo Sars-CoV-2 podem ter sintomas do novo coronavírus por até seis meses

Uma em cada 10 crianças pode desenvolver covid longa, quando os sintomas duram mais de 60 dias

 

Um estudo israelense revelou que uma em cada dez crianças infectadas pelo Sars-CoV-2 desenvolve a Covid longa, quando os sintomas da doença permanecem por mais de 60 dias.

As causas para a condição ainda são desconhecidas pelos estudiosos, mas eles acreditam que a reação exagerada seja resultado do comportamento imunológico dos pequenos e pequenas.

Pela análise do ministério da Saúde de Israel, mais de 11% das crianças enfrentam, por um período de até seis meses, os sintomas da Covid-19.

Para a pesquisa, realizada entre maio e junho deste ano, os cientistas entrevistaram 13.834 pais de crianças entre 3 e 18 anos que se recuperaram do vírus. Mais de 11% relataram que, meses depois, seus filhos e filhas ainda apresentavam sintomas da Covid-19. Depois de seis meses, as taxas caíram para menos de 2%.

Os resultados revelaram ainda que os adolescentes de 12 a 18 anos tinham mais probabilidade de apresentar sintomas a longo prazo e que 4,6% deles relataram a presença dos sintomas seis meses depois da infecção.

No estudo, os pesquisadores afirmaram que “em conclusão, com base nas descobertas cumulativas em todo o mundo, é evidente que o coronavírus tem efeitos de longo prazo, não apenas na população adulta, mas também entre as crianças e adolescentes”.

Pesquisadores do mundo todo ainda não sabem exatamente como a Covid se instala e permanece no organismo de crianças e adolescentes.

Alguns acreditam que o sistema imunológico continua a lutar mesmo depois que o vírus desaparece e que os sintomas de uma pessoa recuperada não vem do vírus em si, mas do corpo que tenta combatê-lo.

*Informações Metrópoles


+ Ciência