Tornar-se vegano melhora saúde do coração em 8 semanas, diz estudo

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 3 de dezembro de 2023 às 11:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Pesquisadores de universidades dos EUA fizeram um estudo inovador com gêmeos; metade deles seguiu um estilo de alimentação vegano

Dieta vegana tem efeito surpreendente na saúde do coração – foto Freepik

 

As pessoas que aderem à dieta vegana podem melhorar a saúde do coração em apenas oito semanas, afirmam pesquisadores das universidades de Stanford e da Califórnia-Irvine, ambas nos Estados Unidos.

A afirmação vem de um estudo inédito com 22 pares de gêmeos idênticos, com média de idade de 39 anos. O trabalho foi publicado na última quinta-feira (30/11), na revista Jama Network Open.

Os pesquisadores optaram por fazer o estudo com gêmeos devido a genética e o estilo de vida muito semelhantes.

Os participantes estavam ligeiramente acima do peso, com índice de massa corporal (IMC) médio de 25,9%. Nenhum deles era obeso ou tinha problemas cardiovasculares.

“O estudo forneceu uma maneira inovadora de afirmar que uma dieta vegana é mais saudável do que a dieta onívora convencional”, afirma o pesquisador Christopher Gardner no trabalho.

Benefícios de se tornar vegano

Para o experimento, um dos irmãos deveria seguir a dieta vegana enquanto o outro seguiria com uma dieta onívora típica, com alimentos vegetais e animais. Ambas com orientações de um nutricionista.

O peso e o sangue dos participantes foram analisados três vezes ao longo de oito semanas: no início da pesquisa, após quatro semanas e ao final.

Aqueles que aderiram à dieta vegana apresentaram o colesterol significativamente mais baixo, melhores níveis de açúcar no sangue e maior perda de peso em apenas dois meses, em comparação aos irmãos que ainda comiam carne e alimentos de origem animal.

O nível de LDL (o colesterol ruim) dos veganos caiu 14%, passando de 110,7 mg/dl para 95,5 ao final dos dois meses. Para os que se alimentavam de carne, a redução foi de 118,5 mg/dl para 116,1.

Os veganos tiveram uma diminuição de 20% do açúcar no sangue e perderam, em média, 4,2 quilos a mais que os onívoros.

“Isto sugere que qualquer pessoa que escolha uma dieta vegana pode melhorar a sua saúde a longo prazo em dois meses, com a maior mudança observada no primeiro mês”, considera Gardner.

*Informações Metrópoles


+ Ciência