Saiba quais são os alimentos que funcionam bem como produtos de limpeza

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 1 de novembro de 2020 às 19:21
  • Modificado em 11 de janeiro de 2021 às 07:09
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Pão, limão, borra de café e vinagre podem deixar sua casa limpa. Descubra como usá-los no dia a dia

É muito legal quando descobrimos outra função para o mesmo item, não é mesmo? 

E que tal descobrir que alguns alimentos bem simples que você tem em casa, podem servir para limpeza? Sim! Isso é possível. 

Alguns deles, inclusive, são bem mais potentes do que alguns produtos que podem prejudicar móveis e outras utilidades domésticas.

Produtos de limpeza, em alguns casos, são abrasivos e podem manchar, prejudicar a aparência e nem limpar com tanta eficiência, diferente desses alimentos que funcionam como produto de limpeza e são incríveis nessa função. 

Aprenda como usar cada um desses alimentos na sua limpeza diária e comprove sua eficiência!

Borra de café​

Sabe aqueles adesivos que estão no fundo de um copo novo? Então, a borra de café pode ajudar nessa eliminação. 

Passe um pouco na esponja e esfregue no lugar em que está com o adesivo. Você vai perceber que o adesivo vai sair com mais facilidade. 

O café faz muito bem esse papel de eliminar resíduos de cola.

Pão​

Sim, o famoso pãozinho de cada dia pode ser um aliado na hora da limpeza. 

Sabe aquele quadro ou a pintura da parede que está cheia de poeira, mas você não quer usar um pano para não manchar? Então use o pão! 

Pegue o miolo e passe nas sujeiras que pretende eliminar e verá ela saindo com facilidade sem nenhum risco de manchas. Depois é só limpar os possíveis farelos que ficarão.

Limão​

O melhor produto para fazer a limpeza de um micro-ondas sem sombra de dúvidas. 

Esquente um recipiente com água e limão picado até que a porta do eletrodoméstico esteja coberta de vapor. Depois é só abrir a porta e passar um pano.

E não acaba por aí. O limão também ajuda a eliminar aquele odor de resto de comida que fica na pia após lavar a louça. Basta deixar um limão cortado lá.

Vinagre​

O vinagre é usado na cozinha para temperar alimentos, mas também pode ajudar na limpeza de casa. 

Segundo o engenheiro químico Ronei Melo, de Araxá no Alto Paranaíba, além se ser mais barato (cerca de R$ 1,39 cada frasco), o efeito é o mesmo que os produtos de limpeza. 

“O vinagre funciona bem na hora da limpeza por uma razão química: tem alta concentração de ácido acético. Essa substância desengordura, desinfeta, dá brilho e elimina odores”. 

“Por isso, está presente na maioria dos produtos de limpeza. O mais indicado para esse fim é o vinagre branco, de álcool, por ser neutro, sem corantes e sem o aroma de frutas presentes nos vinagres de outras cores”, explicou.


+ Cotidiano